MS define serviços a serem prestados ao SUS

A rodada de negociação entre os técnicos do Ministério da Saúde (MS), secretarias estadual e municipal (Maceió) de saúde e representantes dos hospitais prosseguiu na tarde desta sexta (20), no Hotel Tambaqui. Em pauta, a definição dos serviços que Maceió deverá contratualizar com os hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pela manhã, os técnicos visitaram as instalações do Hospital do Açúcar e da Santa Casa de Misericórdia.

No contrato com o Hospital do Açúcar vão ser definidos os serviços de média e alta complexidades que a unidade deverá realizar, tais como hemodiálise, traumato-ortopedia, Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e Cuidados Intermediários (UCI’s). Já na Santa Casa de Misericórdia, vão ser contratualizados todo o atendimento do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (diagnóstico, cirurgia, quimio e radioterapia), hemodiálise, traumato-ortopedia, cirurgia cardíaca e neurocirurgia.

De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Alice Athayde, a equipe técnica vai negociar a ativação da cirurgia cardíaca pediátrica no Hospital do Açúcar. “A unidade tem pessoal disponível para realizar o atendimento, mas não tem equipamentos; Estado e município têm interesse nesse serviço e vão trabalhar juntos para implementá-lo”, informou.

A coordenadora de Atenção Hospitalar do MS, Karla Larica, informou que o contrato com cada hospital deve ser objetivo, de forma a especificar a responsabilidade de cada hospital da rede. “É preciso deixar claro que o que nós queremos é a garantia do serviço; a contratação dos profissionais para executá-lo é de total responsabilidade do hospital”, destacou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos