Vigilância Sanitária fiscaliza pescado

AssessoriaPaulo Bezerra

Paulo Bezerra

Responsável pela identificação e controle permanentemente dos fatores de risco à saúde dos alagoanos, a equipe técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária de Alagoas (Divisa), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está de prontidão, durante o período da Semana Santa, para orientar e notificar os vendedores de pescado quanto aos procedimentos que devem ser adotados para garantir a qualidade do produto.

Para isso, os técnicos da Divisa estão percorrendo as colônias de pescadores e promovendo palestras de conscientização, além de realizar um trabalho fiscalizador nas balanças de pescado e divulgando os itens que devem ser observados na hora de escolher um produto de qualidade.

A ação preventiva também tem o intuito de orientar os consumidores a comprarem um pescado de qualidade, denunciando, inclusive, os estabelecimentos comerciais que não estiverem enquadrados dentro das normas estabelecidas para evitar a contaminação do produto.

“Atuamos diariamente em inspeções de rotina e programadas, mas durante o período da Páscoa intensificamos este trabalho, que tem o objetivo de conscientizar tanto os comerciantes quanto os consumidores. Mas sabemos que a população deve ser nossa parceira, denunciando possíveis irregularidades que sejam constatadas em estabelecimentos comerciais, pois a partir de então, nossa equipe irá agir para coibir a continuidade de práticas e comportamentos que causem danos à saúde dos alagoanos”, ressalta o diretor da Vigilância Sanitária da Sesau, Paulo Bezerra.

Ele evidencia, ainda, que a equipe técnica da Divisa já realizou palestras de conscientização nas colônias de pescadores de Maceió e nos municípios de Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel e em Maragogi, abordando quais os cuidados que se devem adotar desde a hora da pesca, em alto-mar, até a conservação do produto nos locais de venda.

“É importante realizar um trabalho de prevenção, informando à população que observe se o pescado está sendo mantido sob a refrigeração adequada, se está coberto com gelo produzido com água potável, se o cheiro e a cor são característicos, se o corpo está firme e úmido, se as escamas estão bem aderidas, as guelras úmidas e vermelhas e os olhos brilhantes e salientes”, esclarece.

Além destas orientações, a população também é informada sobre a necessidade de trabalhar em parceria com a Sesau, utilizando o Disk Denúncia da Vigilância Sanitária, que pode ser acionado por meio do telefone e da internet, caso seja flagrada a venda de produtos com qualidade duvidosa e que estejam mal acondicionados, representando riscos à saúde de quem vier a consumi-los.

Disk Denúncia – Para acionar o Disk Denúncia da Vigilância Sanitária, basta ligar para o número 3315 3779 ou enviar mensagem eletrônica para o e-mail sinavisa@saude.al.gov.br . Ao receber a denúncia, a equipe de inspeção é enviada ao estabelecimento comercial e irá realizar uma fiscalização. Caso se constate algum problema, o local inspecionado poderá ser notificado ou, inclusive, interditado.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos