Nordeste Culinária traz grandes chefs a Maceió

As novidades nas áreas de panificação e confeitaria serão um dos temas apresentados pelo chef Rogério Shimura, da Universidade Anhembi Morumbi, professor dos cursos de Gastronomia, Panificação e Confeitaria e com pós-graduação em Padrões Gastronômicos, durante a 3ª edição do Nordeste Culinária, de 28 a 30 deste mês, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

O chef Rogério Shimura, grande conhecedor da arte da panificação, consolidou sua imagem como padeiro entre 1999 e 2007. Atualmente está no D.O.M. e no Dalva e Dito com o chef Alex Atala. Participou de vários eventos: Super Chefinho – Mais Você, Rede Globo – 2009. Super Chef – Mais Você, Rede Globo – 2008.

Este ano, o Nordeste Culinária traz chefs renomados do Brasil que vão debater as novas tendências e técnicas da culinária nordestina. Entre eles o paulista Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, que ganhou no ano passado o título de chef revelação de São Paulo. O chef, ao lado do seu pai, o pernambucano José de Almeida, conquistou o maior centro gastronômico com o Caldo de Mocotó.

No Nordeste Culinária o chef Rodrigo Oliveira vai dividir a cozinha com o chef paraibano radicado em Alagoas Wanderson Medeiros. Os dois vão apresentar aula show sobre a "Carne-de-sol e queijo coalho, um casamento perfeito de ingredientes sertanejos".

Para o chef Wanderson Medeiros, idealizador do evento, a culinária nordestina ganhou uma nova roupagem, mas sem perder as raízes e o sabor. Uma prova dessa nova tendência gastronômica é o sorvete de rapadura e os camarões ao molho de amendoim sobre discos de batata-doce. “A carne-de-sol e o queijo coalho são uma combinação perfeita para muitas criações gastronômicas que, ao lado de Rodrigo, vamos apresentar no dia 30”, salienta Wanderson.

Também estão confirmados para o Nordeste Culinária os chefs Nilson Silva, técnico em panificação e confeitaria desde 2002 e que presta consultoria para desenvolvimento industrial para redes de supermercados, confeitarias e padarias em todo o Brasil e países do Mercosul.

O evento contará, ainda, com o chef André Generoso, do restaurante Divina Gula, com 21 anos de existência, estrelado pelo Guia 4 Rodas desde 1990 e que foi o primeiro restaurante brasileiro a ganhar por duas vezes consecutivas o prêmio nacional de qualidade para pequenas e microempresas.

Carmelita Quintella, chef e consultora de culinária natural do programa Civilização do Açúcar e estudiosa e produtora de produtos orgânicos em sua fazenda na cidade de Pilar, também estará presente. Walter Innocêncio, confeiteiro paulista apaixonado por Aerografia, técnica de pintura que possibilita efeitos e resultados surpreendentes na confeitaria, vai mostrar seu trabalho durante o evento.

Participam, ainda, do Nordeste Culinária os chefs Jorge Bandeira, Gustavo Rocha, Alexandre Bispo, Thiago Maia, Michaela Fonseca, Sônia Menezes e Fabrice Le Nud.

Para a secretaria municipal de Promoção de Turismo, Indústria e Comércio, Cláudia Pessôa, o turismo é uma atividade econômica em pleno desenvolvimento em Maceió e eventos como o Nordeste Culinária contribuem para a formação e o aprimoramento da mão-de-obra dos restaurantes bares, hotéis e similares.

O evento é uma realização da Associação da Culinária de Alagoas e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, do Senai, do Senac, do Sebrae, da Evviva, de Alexandre Bispo e do restaurante Carne-de-Sol do Picuí, com o patrocínio da Harald.

Os participantes do congresso, além da oportunidade de conhecer novas técnicas e sabores pelos grandes chefs de cozinha, vão receber livro do evento, caneta, brindes de fornecedores e programação de aula, de forma que disponham de tempo para circular na parte de exposição do evento e utilizar os serviços. A inscrição permite participação em todas as atividades da programação, incluindo almoço nos três dias de evento e noite de confraternização.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos