Prefeitura de União doa terreno a Uneal

Secom/PMUPPrefeito Areski Freitas em reunião com estudantes da Uneal

Prefeito Areski Freitas em reunião com estudantes da Uneal

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PTB), está conduzindo pessoalmente o diálogo com a diretoria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) quanto a doação de um terreno para construção da sede própria da entidade no município. O diálogo foi retomado por iniciativa do próprio prefeito que ver na Uneal uma das alternativas para o desenvolvimento da cultura da cidade.

Em um primeiro momento a Uneal recusou a doação feita pela prefeitura, por considerar pequeno o terreno de 2 mil e 700 metros quadrados, mas voltou atrás pois ficou ciente das dificuldades por que passa, não só União dos Palamres, mais todos os municípios alagoanos com a crise mundial que também travou o País. No caso em destaque houve a impossibilidade da desapropriação de um terreno com dimensões maiores.

"Mostrei para a comissão da Uneal que a realidade econômica do município não é boa, desapropriar um terreno incide em indenizações, e hoje com os cortes financeiros que o governo federal vem fazendo inviabiliza a compra de um terreno maior por parte da prefeitura. Já temos um terreno disponível, que foi desapropriado a alguns anos pela outra gestão e esse terreno nós estamos disponibilizando para a instituição", afirma o prefeito.

Ficou acordado que a prefeitura e a comissão da Uneal irão avaliar a situação, sendo que o prefeito não descarta a possibilidade de disponibilizar um terreno maior, tanto que já encomendou estudo da Secretaria de Administração para saber das possibilidades de aumentar o terreno doado.

O coordenador Reinaldo Sousa falou em nome da instituição, ressaltando que o prefeito poderá entrar para a história do município com a doação de um terreno, que vai possibilitar a construção do campus da instituição que hoje funciona em um prédio alugado. "O prefeito Kil se mostrou aberto ao diálogo, isso é importante, pois a construção deste campus é fundamental para a região", afirmou Sousa.

A Universidade Estadual de Alagoas é uma instituição do governo do Estado, mantida e instituída com recursos do Estado e há vários anos o município luta para que ela aceite as doações propostas para concretizar um prédio próprio. No governo do ex-prefeito José Pedrosa foi doada a Escola Municipal Filomena Medeiros para que a Uneal pudesse ficar em União, mas a doação foi recusada pela direção da universidades a época. Depois foi doado um outro terreno também pelo prefeito a época, mas, também foi recusado. Essa é a terceira tentativa do município.

“Existe saída para tudo e a saída aqui seria a construção de um prédio vertical, já que não temos espaço em hectares. O jeito é mudar o projeto e construir um prédio, o céu é o limite”, frisou Célio Duarte, chefe de gabinete.

Participaram da reunião, além do prefeito Areski Freitas, do coordenador Reinaldo Sousa e do chefe de gabinete Célio Duarte, o secretário de Comunicação Tony Lima, o vereador Tutu e alunos da Uneal.

Uneal

Fundada em 1970 pela lei municipal nº. 719/70, como Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Funec), a Uneal foi estatizada em 1990 pela lei estadual 5.119 de 12 de janeiro de 1990, renomeada em 29 de dezembro de 1995, pela lei estadual 5.762, como Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa) e reestruturada em 2006 pela lei 6.785/2006, de 21 de dezembro, como Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Em União dos Palmares funciona o Campus V, que inclui São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Branquinha, Santana do Mundaú, Chã Preta, Capela, Pindoba e Cajueiro. A luta é longa dos alunos e das prefeituras da região junto ao governo do Estado para que o mesmo construa enfim o tão sonhado campus na região.

Fonte: Secom/PMUP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos