Justiça determina embargo de 22 indústrias

O Ibama embargou, na tarde desta quarta-feira, 13, duas indústrias do setor de cerâmicas nas cidades de Maragogi e Porto Calvo. A justiça determinou ainda que 22 das 25 indústrias do setor fossem fechadas em Alagoas devido a falta da licença ambiental para extração mineral.

Os empresários tinham solicitado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao Ministério Público, Ibama, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas a 4ª Câmara Procuradores Federais do Meio Ambiente em Brasília determinou o fechamento.

O presidente da Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lima de Andrade informou que apenas três empresas conseguiram em tempo hábil a autorização de funcionamento.

"Há 40 anos as empresas funcionam e há algum tempo foi pedido a licença. As indústrias entregaram a documentação no prazo determinado, mas os órgãos competentes não liberaram a autorização de funcionamento até o momento. Com o fechamento das indústrias, cerca de 900 trabalhadores diretos ficarão sem emprego", afirmou.

Os empresários irão ingressar na justiça com um mandado de segurança para pedir a reabertura das indústrias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos