Papanicolau: mutirão realiza exames gratuitos

A Associação dos Amigos do Bairro do Farol (AABF) realiza no sábado dia 23 de maio de 2009 um Mutirão para a Prevenção do Câncer de Colo Uterino. A meta da Associação é atender de forma gratuita até 100 mulheres das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, oferecendo sem custos o exame preventivo de citologia oncótica, ou Papanicolau.

Participarão do Mutirão equipes compostas por profissionais da área de Assistência Social, Médicos, Biomédicos e Citologistas. Podem se submeter ao atendimento mulheres na faixa etária acima de 18 anos. Paralelamente à ação, também serão realizados atendimentos médicos como verificação de pressão arterial e aplicação de vacinas contra tétano e difteria em crianças e adultos, entre outros.

“Esperamos atender, de modo totalmente gratuito, um grande número de mulheres no sábado e caso a procura ultrapasse o número de 100 mulheres pretendemos realizar um Mutirão suplementar para atender as excedentes, possivelmente no dia 30 de maio”, afirmou Regivan Rodrigues, presidente da AABF.

Para participar do Mutirão e realizar sem custos o exame preventivo de citologia oncótica, ou Papanicolau, as mulheres devem realizar inscrição prévia, comparecendo pessoalmente ou contatando por telefone a AABF no período de 18 a 22 de maio entre 9:30 e 11:30 horas e 12:30 e 17 horas. Para os demais atendimentos não será necessário pré inscrição.

A sede da entidade fica localizada na Rua Durval Coelho Normande, nº 45, no Bairro do Farol, em Maceió. O telefone da entidade é (82) 3223 6296. Um ponto de referência para se localizar a sede da AABF é o edifício Casa da Indústria/FIEA na avenida Fernandes Lima, uma vez que a Rua Durval Coelho Normande fica atrás deste edifício.

Exame de citologia oncótica ou Papanicolau

O exame de Papanicolau verifica alterações nas células e previne o câncer de colo do uterino. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina. Outro nome para o exame de Papanicolau é Exame de Citologia Oncótica. O exame serve para se verificar alterações nas células cervicais. As alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

O Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, além de infecções vaginais tais como as causadas por fungos. As mulheres, principalmente as sexualmente ativas, devem se submeter a um exame preventivo no mínimo uma vez por ano.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos