Pandemia: Alagoas está vigilante, diz Sesau

O anúncio de pandemia de Influenza A (gripe A), feito na quinta-feira (11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), elevando o nível de alerta para o seu grau máximo (6), não é motivo para maiores preocupações em Alagoas, na avaliação da superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto.

Ela assegura que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) continua adotando todas as medidas de segurança conforme orienta o Ministério da Saúde.

“Estamos com toda equipe mobilizada para qualquer situação que possa acontecer principalmente após o anúncio de alerta feito pela OMS, mas é necessário deixar claro que não há motivo para maiores preocupações porque estamos vigilantes” esclareceu. De acordo com a superintendente, o CIEVS vai continuar monitorando o porto e aeroporto para detectar possíveis casos suspeitos para adoção dos procedimentos adequados.

Pandemia

O nível 6 é caracterizado quando a propagação do vírus de pessoa a pessoa ocorrer em, no mínimo, em vários países. Para a OMS, isso caracteriza a pandemia, ou seja, que o vírus se alastrou para, pelo menos, duas regiões administrativas distintas designadas pela OMS.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos