Excesso de água em barragem ameaça bairro em Palmeira dos Índios

Roberto GonsalvesRoberto Gonçalves

Roberto Gonçalves

O excesso de água em uma barragem localizada na reserva indígena da Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios, na região Agreste, distante de Maceió 140 quilômetros, está ameaçando o bairro da Cafurna, próximo ao centro da cidade.

Como o problema está relacionado à Fundação Nacional do Índio – Funai, a secretária municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, Ana Cristina, encaminhou no último dia 9 ofício ao órgão indígena solicitando a liberação de uma equipe técnica para uma avaliação sobre o problema da água acumulada devido às chuvas que continuam caindo em todo o Estado.

O expediente foi encaminhado ao administrador regional substituto da Funai em Maceió, Hamilton Dinis Monteiro.

Decorridos vários dias, ninguém da Funai apareceu para a realização da avaliação solicitada pelo Executivo palmeirense. Diante do impasse, a Prefeitura de Palmeira dos Índios decidiu formar uma comissão com o objetivo da apresentação de um laudo técnico sobre o problema que ameaça o bairro Cafurna e encaminhar à Funai para as devidas providências.

A comissão foi formada pelo secretário municipal de Obras, engenheiro civil Jesimiel Pinheiro Cavalcante, Fernando Alves, da Comissão de Defesa Civil, sargento Martins, do Grupamento do Corpo de Bombeiros, engenheiro civil José Marcelo e Alex de Holanda Pinto, representado a sociedade civil organizada.

Laudo

Após uma inspeção “in loco” foi constatado pela comissão que existe inúmeras residências no percurso das águas que sangra da barragem da Mata da Cafurna. As águas desembocam no açude do Goiti, que já está com um excesso de volume muito grande de água. O paredão do açude com uma altura de 13 metros foi construído há 40 anos com argamassa. Ao longo dos anos nunca passou por uma manutenção e apresenta rachaduras.

A comissão concluiu que se faz necessária a recuperação do paredão real e urgente através da Funai e a redução do nível das águas da barragem. De acordo com o laudo técnico a ocorrência de um possível rompimento da barragem da Mata da Cafurna irá direcionar o fluxo de águas para pequenos açudes e para o bairro residencial da Cafurna podendo provocar uma tragédia além de sérios danos a comunidade e ao Meio Ambiente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos