MP e Neafa organizam vacinação de cães

O Núcleo do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual em parceria com o Núcleo Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) realizam, nesta quinta-feira (18) e sábado (20), campanha de esclarecimento relativo à importância da vacinação anual de caninos contra a cinomose. A vacinação vai ocorrer das 7h às 12h. O animais devem estar castrados para que sejam vacinados.

Essa doença só afeta cães e ataca o sistema neurológico do animal matando mais de 95% das vítimas, sendo que a morte é um processo lento e extremamente doloroso e, no caso de sobrevivência, o animal terá sequelas neurológicas para o resto da vida, sendo que em muitos casos é necessário ministrar medicamentos para controlar dores e convulsões por toda a vida do cãozinho.

De acordo com a promotora de Justiça Dalva Tenório é importante que a população carente aproveite essa oportunidade. “A vacina é gratuita, sendo aplicada apenas em cães que estiverem castrados. Os que não estiverem vão agendar o dia da cirurgia com o Neafa, lembrando que a castração também é gratuita. Isso é uma forma de controle populacional de caninos. Essa doença é altamente contagiosa e a vacina anual é o melhor método de evitar o contágio”, ressaltou Dalva Tenório.

O laboratório Merial, fabricante da vacina, cedeu 200 doses para que o Neafa aplique gratuitamente em cães pertencentes a população carente e pessoas que mantêm muitos cães resgatados das ruas. A castração pode ser agendada pessoalmente no período da manhã na sede do Neafa. Mais informações pelo telefone 3221-0193

Fonte: MP/Neafa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos