Bispo que excomungou médicos é substituído

Dom Antônio Fernando Saburido, atual bispo de Sobral (CE), vai assumir a arquidiocese de Olinda e Recife, em Pernambuco, no lugar de dom José Cardoso Sobrinho. A informação é da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo nota divulgada pela entidade, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º), pelo Vaticano, que aceitou o pedido de renúncia de Cardoso Sobrinho.

A CNBB diz que o atual arcebispo pediu a renúncia "com base no cânon 401, parágrafo 1º, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos". Cardoso Sobrinho completou 76 anos.

O atual arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, virou notícia no início deste ano, por ter se posicionado contra o aborto realizado no caso da menina de Alagoinha (PE), que, aos 9 anos, engravidou de gêmeos depois de ser violentada pelo padrasto. Ele excomungou a mãe e a equipe médica envolvida no procedimento. Na ocasião, teve apoio do Vaticano.

Dom Antônio Fernando Saburido tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB), em 1978. Ele foi auxiliar de Cardoso Sobrinho entre 2000 e 2005.

Na mesma data, foi nomeado como novo bispo da diocese de Pelotas (RS) dom Jacinto Bergmann. Ele vai suceder dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB, que vai completar 77 anos e também pediu a renúncia por causa da idade, de acordo com a CNBB.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos