Patrimônio Vivo tem três novos mestres

O Conselho Estadual de Cultura de Alagoas aprovou hoje (17) pela manhã a indicação dos nomes do mestre Nelson da Rabeca (Marechal Deodoro), da mestra de guerreiro Maria Flor dos Santos (Maceió) e da mestra das baianas Maria José dos Santos (Coruripe) para integrar o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL). Os três foram selecionados por uma comissão especialmente constituída para julgamento de um total de 35 mestres e mestras inscritos no Edital 2009 do RPV.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, após a publicação da indicação no Diário Oficial do Estado, abre-se um prazo de 30 dias para quem desejar impugnar a decisão. “Trata-se de uma formalidade prevista no edital, que vem reforçar ainda mais a lisura e transparência do processo. Independente da manutenção ou não do resultado, parabenizamos os inscritos e, em especial, os mestres indicados, ressaltando que vamos continuar lutando para chegar, o mais rápido possível, ao número máximo de 30 mestres e mestras previsto em lei”, afirma Viégas.

Segundo a Lei Estadual nº 6.513/04, é considerada como Patrimônio Vivo a pessoa que detenha os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas.

Desde a instituição do RPV, já foram incorporados ao registro 18 mestres alagoanos, sendo que três deles (mestre Fernando, mestre Venâncio e mestra Vitória ) faleceram. Os mestres recebem bolsa de incentivo no valor de R$ 500 para dar continuidade as suas atividades na comunidade onde atuam, repassando às novas gerações os saberes relacionados a danças e folguedos, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, teatro, artesanato, dentre outras práticas da cultura popular que vivenciaram.

Além da relatora, professora Suely Cavalcanti, diretora de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Educação, também integraram a Comissão Julgadora do Edital do RPV 2009, o superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult, Cleonilson Alves; o médico e pesquisador de folclore Gustavo Quintela.; a professora e artista plástica Maria Amélia Vieira; e a secretária da Comissão Alagoana de Floclore (CAF), Carmem Lúcia Omena.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos