Comunidade da Vila Emater realiza ato em memória de criança morta no Lixão

Alagoas 24 HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

Priscylla Régia/Alagoas24Horas

O ‘Ato pela vida’, em memória de Carlos André da Silva Santos, 12 anos, morto em um acidente no Lixão no dia 30 de julho, reuniu na tarde desta sexta-feira, 7, representantes de movimentos sociais, líderes comunitários e moradores da Vila Emater, no Espaço Cultural Guerreiros da Vila, em Jacarecica.

Ana Lúcia Ferraz, do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), disse que o encontro desta tarde visa chamar atenção da sociedade e das autoridades para a falta de políticas públicas voltadas para a comunidade da Vila Emater, especialmente as crianças.

“O ato não é somente em memória da criança que morreu enquanto trabalhava no lixão, mas em solidariedade a todos os moradores da Vila Emater, onde a injustiça social é grave. Em mais de 20 anos já fizemos vários ofícios e abaixo-assinados cobrando construções de casas, saneamento básico e a comunidade continua sem condições dignas. Somente 20% das casas da Vila têm água encanada”, desabafou Ana Lúcia.

A vereadora Heloísa Helena (PSOL), que compareceu ao encontro, reforçou as palavras de Ana: “A tragédia que aconteceu afetou cada morador daqui”, disse, lembrando que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pela Câmara de Maceió contempla a construção de uma escola na região.

Segundo os moradores, a creche e a escola que existem hoje na Vila não são suficientes. Representantes da creche Herbert de Souza afirmaram que, para evitar que tragédias como a de Carlos André se repitam, a creche realiza um trabalho de conscientização para que as mães evitem levar as crianças para o Lixão.

O encontro foi organizado pelos próprios moradores da Vila, representada pela Associação dos Moradores da Vila Emater II (Asmov), com o apoio da Pastoral da Criança, Cooperativa dos Catadores da Vila Emater II (COOPVILA) e o Ceasb.

Atropelamento

Carlos André morreu atropelado por um trator enquanto dormia no Lixão de Maceió. O acidente aconteceu no dia 30 de julho, por volta das 5h30. O menor, que teve a cabeça atingida, faleceu antes de receber socorro médico.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos