Voluntários limpam praias neste fim de semana

DivulgaçãoDivulgação

Neste fim de semana, acontece em Maceió e Arapiraca um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo: O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que tem como objetivo remover o lixo e conscientizar as pessoas sobre a poluição nestes locais. O evento acontece das 09h às 13h e é promovido pela Companhia Alagoana de Refrigerantes – CIAL, fabricante da Coca-Cola Brasil que atende aos Estados de Alagoas, Sergipe e parte da Bahia.

Pela primeira vez na cidade de Arapiraca, o evento será realizado neste sábado, dia 19 de setembro, e reunirá cerca de 100 voluntários, entre funcionários, estudantes do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) e integrantes do IEC (Grupo de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde). A concentração será em frente ao colégio Santa Clara. Em seguida, os voluntários percorrerão as ruas do bairro Manoel Teles, fazendo a limpeza do local e conscientizando os moradores. O evento será encerrado no Lago da Perocaba com apresentação teatral aberta à população.

Já em Maceió, a ação será realizada no domingo, dia 22, nas Praias de Ponta Verde, Pajuçara, Avenida, Cruz das Almas, Jacarecica e Guaxuma, além de contemplar as comunidades próximas à CIAL, localizada no Distrito Industrial (Tabuleiro do Martins). Ao todo, 550 voluntários estarão engajados, entre funcionários, escolas estaduais, comunidade do Distrito Industrial, Sesi, Sesc, Facima, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Turismo, Slum, Cooprel, Cooplum, Metalic, Wal Mart, Viva Ambiental e MV Design.

Para coletar o lixo, classificá-lo por itens, pesar e selecionar entre recicláveis e não-recicláveis, os voluntários receberão bonés, sacos plásticos, luvas plásticas descartáveis, camisa em tecido feito com PET reciclado, um formulário e lápis. Além disso, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é coordenado desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema da poluição do mar por lixo. É realizado em todo o mundo em conjunto com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. Em 2008, 11.731 voluntários recolheram 56 toneladas de lixo no Brasil, e em todo o mundo, 3,4 mil toneladas de lixo foram recolhidas por 390.881 mil voluntários de 100 países.

A Coca-Cola Brasil, através de seus fabricantes, será mais uma vez a principal apoiadora do evento. Esta será a 16ª participação consecutiva da empresa na ação, que deverá contar com 13 mil voluntários em mais de 400 km de margens de praias, rios, lagos e lagoas.

O apoio ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias faz parte das iniciativas do programa de reciclagem “Reciclou Ganhou”, coordenado pelo Instituto Coca-Cola Brasil. O programa envolve cooperativas, fabricantes, escolas, associações de moradores e outras entidades. Criado em 1999, o “Reciclou, Ganhou” é o responsável pela integração dos vários projetos de reciclagem do Sistema Coca-Cola Brasil em todo o país.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos