Dia ‘D’ de vacinação contra a poliomielite

Flávia Duarte/Alagoas24HorasVerônica aproveitou o ponto alto da campanha para vacinar Carolina, de 1 ano

Verônica aproveitou o ponto alto da campanha para vacinar Carolina, de 1 ano

Movimento intenso nos postos de vacinação contra a poliomielite em Maceió. Hoje, dia 19, é o ponto alto da campanha nacional – o Dia “D” de vacinação contra a pólio – que teve início no dia 14 e segue até dia 25 deste mês e pretende vacinar 95% da população infantil em todo o Brasil.

Em Maceió, 526 vacinadores estão trabalhando nos 190 pontos espalhados por toda cidade, facilitando o acesso para toda a população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo disponibilizadas 87.700 doses da vacina.

Com o slogan “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”, o Ministério da Saúde pretende vacinar 95% das crianças menores de cinco anos. Já em Maceió, de acordo com a coordenadora municipal de vacinação, Juliana Cavalcante, a expectativa é de chegar a marca 65%.

Para a mãe da pequena Carolina, de 1 ano de idade, Verônica Azevedo, é muito importante que os pais levem os filhos para vacinar durante a campanha e que não descuidem, e mantenham as vacinações em dia. “Não procuro os postos de saúde apenas durante as campanhas e sim sempre que minhas filhas precisam ser vacinadas. As campanhas são muito importantes, mas é preciso ter consciência e estar sempre em dia com as vacinas dos filhos”, relembra.

Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que, até completar cinco anos de idade, elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Esses reforços são importantes porque a doença é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.

O Ministério da Saúde recomenda, de forma sistemática, que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

O Dia “D” acontece até às 17h de hoje, mas a campanha tem continuidade até dia 25 de setembro, em todos os postos de saúde.

Fonte: com assessorias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos