Governo inaugura novas bases do Samu

AssessoriaNovas bases do Samu serão implantadas

Novas bases do Samu serão implantadas

O Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Saúde vai implantar até o final de novembro seis novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa, que salva vidas, vai garantir que mais alagoanos sejam beneficiados com a assistência pré-hospitalar móvel de urgência e emergência prestada pelo Samu, podendo inclusive, reduzir o número de óbitos, internação na rede hospitalar e sequelas decorrentes da ausência do socorro preciso e imediato.

Dessa forma, até o final de 2009, além de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares, que já dispõem do serviço, os municípios de São Miguel dos Campos, Viçosa, Pão de Açúcar, Joaquim Gomes, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema passarão a contar com a cobertura 192.

Nestas localidades, o serviço funcionará 24 horas por dia com equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Para acionar o serviço basta fazer uma ligação gratuita de um telefone móvel ou fixo para o número 192.

”A intenção do governo é descentralizar o Samu e cobrir todas as regiões do Estado, além de organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família para garantir um serviço de qualidade com o atendimento pré-hospitalar móvel estruturado”, salientou o coordenador da Diretoria Pré-Hospitalar do Samu, Iracildo Camelo.

Funcionamento – O Samu foi criado para realizar o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é realizado depois que alguém ligado à vítima aciona o telefone 192, de onde um médico regulador faz a triagem do caso e envia até o local da ocorrência uma unidade móvel.

Em alguns casos, no entanto, após o diagnóstico da situação do paciente, o atendimento é realizado pelo próprio telefone. Neste caso, um médico orienta a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações a serem adotadas visando preservar a vida da vítima.

Com essa atuação, o Samu se notabilizou por ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma prestação de serviço ágil e qualificada. O nível de resposta à urgência e emergência tem se mostrado eficiente quando o atendimento é realizado por uma equipe especializada.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos