Dia de Mobilização Estadual do Idoso

GoogleGoogle

A população idosa em Alagoas corresponde a 262 mil pessoas e com o objetivo de disseminar informações sobre os direitos do idoso, envelhecimento ativo e qualidade de vida, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, no Ginásio do Sesi, no Trapiche, o Dia de Mobilização Estadual do Idoso. O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário da Saúde, Herbert Motta devem participar do evento.

A iniciativa faz parte do projeto “Viva Idoso”, que visa agregar diferentes áreas do governo e da sociedade civil organizada no desenvolvimento de ações de promoção dos direitos da pessoa idosa. O evento conta com o apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e do Trabalho, Emprego e Renda e da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Segundo a Gerente do Núcleo do Programa Saúde do Idoso, Elisabeth Toledo, desde 2006 o Ministério da Saúde instituiu como prioridade no Pacto pela Saúde, a Saúde do Idoso e desde então a Sesau já capacitou 98% dos municípios e 381 profissionais das equipes de Saúde da Família na utilização da Caderneta do Idoso e no Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento e Saúde visando fomentar ações para os profissionais que atuam no PSF.

“Um dos objetivos do Dia de Mobilização é sensibilizar os profissionais de saúde da atenção primária para o desenvolvimento de ações que minimizem a morbimortalidade no processo de envelhecimento”, afirmou Elisabeth Toledo, alertando sobre o número crescente de violência contra a pessoa idosa e a incidência de queda. “Cerca de 30% dos idosos caem e isso é mais evidente em pessoas com mais de 80 anos. Por isso foi elaborado um material educativo com orientações básicas sobre como tornar a casa do idoso um ambiente seguro para ele transitar”.

Programação – Dentro da programação do Dia de Mobilização Estadual do Idoso serão realizadas palestras voltadas para os técnicos da atenção primária sobre políticas para o idoso no SUS, atividades físicas e envelhecimento, depressão no idoso, promoção da saúde, alimentação e nutrição, envelhecimento, Aids, suporte familiar e social.

Também serão promovidas apresentações de grupos de danças folclóricas e ações de saúde como: avaliação oftalmológica, auditiva, vacinação, orientação nutricional, verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Além disso, os idosos poderão cuidar da beleza e receber orientações sobre a preparação para aposentadoria e solicitação do benefício referente ao INSS.

Política do Idoso – Um dos grandes diferenciais da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é a orientação dos serviços públicos de saúde a identificar o nível de dependência do idoso e atribuir um acompanhamento diferenciado para cada situação.

A política da saúde da pessoa idosa no âmbito do SUS visa garantir atenção integral à saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo. São diretrizes importantes para a atenção integral a promoção do envelhecimento ativo e saudável; manutenção e reabilitação da capacidade funcional e apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos