UE promove curso sobre doação de órgãos

A Comissão Intra-hospitalar da Unidade de Emergência Daniel Houly (UE do Agreste) promove nesta terça (6), às 9h, no auditório do Corpo de Bombeiros de Arapiraca, um treinamento sobre “Protocolo de Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador”.

O objetivo do curso é capacitar médicos e enfermeiros para que sejam seguidos os procedimentos técnicos e burocráticos quando há pacientes com diagnóstico de morte encefálica e que são potenciais doadores. O treinamento será ministrado pelo coordenador da Central de Transplantes do Estado, Carlos Alexandre.

De acordo com Cristina Cardoso, coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Orgãos e Tecidos para Transplante, esse treinamento faz parte do cronograma de atividades desenvolvido pela comissão. “No mês passado fizemos uma mobilização no Centro de Arapiraca, no sentido de sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos”, lembrou.

O diretor geral da UE do Agreste, Ronaldo Pereira, informou que o Ministério da Saúde preconiza que hospitais públicos e privados com mais de 80 leitos devem constituir uma comissão intra-hospitalar de doação de órgãos com o objetivo de informar e sensibilizar as famílias de potenciais doadores sobre a importância e o benéfico da doação de órgãos.

“Se cada hospital do interior do Estado implantasse a comissão de transplante, com certeza o número de doadores de órgãos aumentaria sensivelmente”, afirmou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos