Mutirão leva cidadania a moradores da Vila Emater

Priscylla Régia/Alagoas24horasPriscylla Régia/Alagoas24horas

Com o objetivo de levar cidadania à comunidade carente da Vila Emater, o projeto Justiça Itinerante realiza até as 16h desta quarta-feira, 14, um mutirão com o intuito de facilitar a retirada das 1ª e 2ª vias da Certidão de Nascimento.

De acordo com informações da diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Bia Quirino, durante um levantamento realizado na região, foi detectada a existência de 150 famílias sem o documento.

"Sem a documentação oficial o cidadão não existe. A retirada da certidão é um incentivo nos programas sociais. Nesse primeiro momento, a Semas em parceria com a Justiça, promove a confecção da certidão de nascimento, que consequentemente é fundamental na retirada dos documentos de identificação (RG) e CPF", afirmou.

Quirino acrescentou ainda que a 1ª via da certidão está sendo entregue imediatamente na ação, que está sendo realizada no Galpão da Vila Emater. Já as pessoas que participaram do Mutirão de Cidadania para retirada da 2ª via terão o documento oferecido pela Semas posteriormente.

A segunda etapa do projeto Justiça Itinerante, que ainda não tem data marcada, deverá atender as pessoas que não possuem documentos de identificação na Vila Emater.

O catador de lixo Pedro de Passos Silva, de 53 anos, aproveitou a oportunidade para retirar a 1ª via do registro de nascimento de seu filho de 10 anos.

“Tenho 26 filhos. Destes, um dos mais novos não tem o registro. Devido à correria do dia a dia, que não posso perder trabalho, me acomodei e ele ficou sem o documento. Soube da ação e resolvi aproveitar, até para que eu possa fazer com o que ele participe da Bolsa-Família, assim como os seus outros irmãos menores”, contou.

Já a dona de casa Maria Cristiane de Abreu, 18 anos, afirmou que a falta de condições financeiras adiaram a retirada da 2ª via do documento. “Tenho dois filhos e eles têm seus registros. Eu perdi o meu e nunca pude fazer outro por falta de “grana”. Então, como foi divulgada a ação da Justiça resolvi participar do Mutirão”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos