Programa dá bolsa para mulheres carentes

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), está abrindo inscrições, nos dias 14 e 15 de novembro, das 8 às 17 horas, nos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel, para mulheres que participarão do projeto Mulheres da Paz.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e consiste na seleção de 100 mulheres em cada um dos três bairros para se dedicarem a ajudar pessoas para atuar como mediadoras sociais nas comunidades, contribuindo na prevenção e no enfrentamento à violência.

Para participar é necessário que as mulheres residam nas três comunidades que constituem as áreas conflagradas do foco territorial do Pronasci; tenham idade mínima de 18 anos; ter cursado, no mínimo, até a quarta série do Ensino Fundamental ou que comprovem sua capacidade de leitura e escrita; possuam renda familiar até 2 (dois) salários mínimos e possuam disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para se dedicar ao trabalho.

No ato da inscrição, as interessadas devem apresentar originais e fotocópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. As 300 mulheres selecionadas irão receber mensalmente uma bolsa de R$ 190,00.

Os nomes das selecionadas serão divulgados nos locais de inscrições no dia 19 deste mês. Estas passarão por uma entrevista nos dias 21 e 22 para que possam mostrar que estão aptas para trabalhar no projeto. O resultado final será divulgado dia 25 do mesmo mês, nos locais de inscrições.

Após a seleção será promovida uma capacitação, com início marcado para o dia 28, com aulas sobre temas relacionados a direitos humanos, como acesso à justiça, violência, entre outros e, depois, deverá desenvolver atividades de integração junto aos jovens, às escolas e à comunidade em geral e irão conhecer a Lei Maria da Penha, os estatutos da Criança e do Adolescente, do idoso, entre outros.

No Benedito Bentes as inscrições serão feitas no CAIC, no PETI do conjunto Selma Bandeira e no Posto de Saúde do conjunto Carminha. Para se inscrever no Jacintinho, as mulheres devem se dirigir a escola estadual Theonilo Gama e as escolas municipais Arnon de Melo, Eulina Alencar e Lenildo Alves Santos.
Já no Vergel do Lago, as inscrições serão feitas nas escolas municipais Deraldo Campos e Rui Palmeira, no CRAS Cacilda Sampaio do conjunto Joaquim Leão e no CAIC

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos