Ideral lança projeto de agricultura para região metropolitana

A Secretaria de Estado da Agricultura, através do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral), realizou nesta sexta-feira (13), em Marechal Deodoro, o primeiro seminário de Implantação e Apresentação do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana na Região Metropolitana de Maceió. Na oportunidade foram realizadas palestras e mesas redondas sobre o tema, ministradas por técnicos do órgão, além de representantes dos governos federal e estadual.

No encontro estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o secretário estadual de Agricultura, Jorge Dantas; o diretor-presidente do Ideral, Cyro da Vera Cruz; o assessor especial da presidência do órgão, Marcelo Souto; os diretores Cícero Pinheiro (Planejamento, Divulgação e Marketing), Jeno Oliveira (Administrativo-Financeiro) e Roberto Sapucaia (Abastecimento). Ainda estiveram presentes a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema; o secretário municipal de Agricultura de Marechal Deodoro, Sérgio Tenório; a representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Luciane Ferrareto; o representante do Ifal – campus Satuba, Romildo Vieira; o diretor da fazenda Esperança, John Proctor, além de agricultores urbanos e periurbanos, representantes dos municípios contemplados e a população em geral.

O projeto de Agricultura Urbana e Periurbana na Região Metropolitana de Maceió se constitui numa estratégia para promover a inclusão social e produtiva das populações em situação de vulnerabilidade social e econômica, envolvendo os 11 municípios que fazem parte da região metropolitana de Maceió, são eles: Rio Largo, Messias, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte serão contemplados com este programa, que visa beneficiar famílias com baixa renda, agricultores urbanos e periurbanos, pescadores, mulheres em condições de vulnerabilidade, jovens, idosos, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, acampados e assentados da reforma agrária e grupos organizados em cooperativas e associações.

Segundo o diretor-presidente do Ideral, Cyro da Vera Cruz, o objetivo é trabalhar a potencialização da produção na região. “Iremos conseguir meios para tentar erradicar a fome nas regiões metropolitanas de Maceió, fazendo com que a produção seja utilizada tanto na subsistência dessas pessoas como também na comercialização, frisou Vera Cruz, após comandar a abertura do evento.

Já o secretário estadual de Agricultura, Jorge Dantas, alegou que o êxodo rural é um dos grandes problemas a serem enfrentados. “Muita gente deixa suas terras em busca de uma vida melhor nas cidades e nem por isso deixam de trabalhar na agricultura. Iremos fazer o que for possível para incentivar e criar meios viáveis para apoiar a agricultura da região metropolitana”, finalizou.

O projeto ainda contempla a implantação de um Centro de Referência fomentando a articulação, mobilização e estruturação entre a produção Agroecologica e a comercialização da agricultura familiar. Desta forma, será garantido o acesso dos agricultores familiares urbanos e periurbanos a processos produtivos de qualidade sustentáveis, melhorando o auto-consumo, a comercialização dos excedentes, gerando empregos e renda e permitindo o acesso à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou de insegurança alimentar e nutricional.

Assim que for implantado o Centro de Referência, os 11 municípios pertencentes à Região Metropolitana de Maceió serão parceiros em potencial, uma vez que será instalado em cada município um espaço físico destinado a alocação dos produtos do município, bem como se constituirá no local para o desenvolvimento dos planos de ação junto à comunidade.

Fonte: Assessoria/Ideral

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos