Semana Nacional do Doador de Sangue

Para marcar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e assegurar um estoque estratégico a fim de suprir a demanda transfusional do mês de dezembro – quando o consumo do produto triplica nas festas de Natal e Réveillon –, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam, nesta segunda-feira (23), mais uma campanha para estimular os alagoanos a se candidatarem à doação de sangue. Com o slogan, “Dê a Vida de Presente: Doe Sangue”, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) espera, até o sábado (28), sensibilizar a população, conscientizando-a de ele é um remédio insubstituível para salvar a vida de diversos pacientes e não é fabricado artificialmente e nem comercializado em farmácias.

Com o propósito de obter diariamente cerca de 150 doações durante os seus dias da campanha, já que em dias convencionais elas não passam de 50, a direção do Hemoal e do Hemoar montaram uma estrutura especial para agilizar o atendimento aos voluntários, além de prestarem homenagens diárias aos doadores fidelizados, que comparecem aos dois hemocentros espontaneamente. Para isso, além de distribuírem um lanche especial e camisetas aos doadores, a campanha será marcada por shows artísticos e apresentações teatrais, enfocando a necessidade de os alagoanos exercitarem a solidariedade e se tornarem doadores habituais.

“Nosso foco é formamos um estoque de sangue suficiente para atender aos pacientes das unidades públicas de saúde que necessitem de uma transfusão durante o mês de dezembro, mas, principalmente, conscientizarmos os alagoanos de que o sangue é um remédio obtido por meio da solidariedade. Que ele é insubstituível e pode ser decisivo para garantir que vidas sejam salvas, principalmente em casos de hemorragias, quando pessoas sofrem ferimentos por arma branca e de fogo”, salienta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ao frisar que a doação é segura e não apresenta riscos à saúde, já que todo o material é descartável e os profissionais são altamente treinados, conforme determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Critérios para doação – E durante toda a semana os dois órgãos estarão funcionando em horário especial, das 7 às 18 horas, além de ampliar o número de profissionais que estarão atendendo aos doadores. Contudo, somente os candidatos à doação com idade superior a 18 anos, 50 kg e portando um documento de identificação com foto poderão se candidatar à doação sanguínea, segundo especificação do MS. Além destes pré-requisitos, o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal ou Hemoar bem alimentados e que os homens que irão repetir o procedimento respeitem um prazo de dois meses e, as mulheres, três.

Homenagens – As doações irão se concentrar nas sede dos Hemoal, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, em Maceió, e no Hemoar, localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Já na quarta-feira (25), quando se comemora do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a Unidade Móvel do Hemoal estará No Centro de Maceió, quando instituições parceiras e doadores serão homenageados e o humorista Marlon Rossi realiza um show especial. No mesmo dia, na sede do Hemoar, a Banda do Grupo de Idosos de Arapiraca realiza um show na sede do órgão, e o Grupo de Informação, Educação e Comunicação faz apresentações artístico-culturais.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos