Secretária da Mulher presta contas de ações

AssessoriaAssessoria

A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, participou nesta quinta-feira (19), em União dos Palmares, de encontro com quilombolas promovido pela Fundação Cultural Palmares, no auditório da Prefeitura, com a presença de representantes de 22 comunidades quilombolas de Alagoas.

Na ocasião, a secretária apresentou as superintendências que compõem a pasta e mostrou as ações da Superintendência de Política e Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, responsável por iniciativas que envolve as comunidades quilombolas de Alagoas por ter em seu quadro a Gerência do Núcleo Afroquilombola.

De acordo com Wedna Miranda, só este ano, diversas ações foram feitas nas comunidades. Ela iniciou a apresentação fazendo um histórico das comunidades quilombolas, quantas existem reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares em Alagoas, inclusive citou as 25 reconhecidas na última terça-feira, em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, totalizando 49.

Foram citadas ainda as características dos quilombos, com a finalidade de mostrar a sintonia da secretaria com as carências de cada um desses locais. Em seguida, foi enfatizada cada iniciativa da secretaria em prol dessa população considerada em situação de vulnerabilidade, como é o caso de Filus, em Santana do Mundaú, local distante da cidade que abriga nove albinos oriundos de famílias quilombolas.

“Estamos fazendo uma prestação de contas do que temos feito para ajudar e melhorar a qualidade de vida dessa população, a exemplo da falta de saneamento, da falta de água de qualidade, de postos de saúde, do acesso a terra, entre outros. Diversas ações têm sido feitas. Só este ano foram muitas. Na semana passada mesmo visitamos a comunidade Filus em companhia do secretário da Saúde, Herbert Mota, e conhecemos de perto a realidade deles. Ficamos chocados com a qualidade da água consumida. Estamos fazendo nosso papel”, explicou a secretária.

O projeto Macambira, utilizado como piloto na comunidade quilombola Puxinanã, em Major Izidoro foi uma das iniciativas citadas. Diversas reuniões foram realizadas entre várias secretarias e órgãos do Estado que resultaram numa visita dos representantes ao local em março deste ano e a execução de cursos para a comunidade.

Ela informou ainda da parceria de várias pastas do Estado, como Recursos Hídricos, Saúde, Assistência e Defesa Social, Agricultura, entre outras, na elaboração de projetos para levar as comunidades quilombolas essa qualidade de vida tão sonhada.

Também foram citadas as entregas de cestas básicas aos quilombolas de Poços das Trincheiras, Tabacaria e Batalha e o curso de Atendimento a Grupo em Situação de Vulnerabilidade, iniciado nesta quarta-feira (19), em parceria com a Polícia Civil, até 10 de dezembro de 2009,na Academia de Polícia Civil de Alagoas (Apocal).

O encontro contou ainda com as presenças da superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Josilene Albuquerque Lira, da gerente do Núcleo Afroquilombola, Elis Lopes e de diretor da Fundação Cultural Palmares, Maurício Jorge Souza.

Fonte: Ascom Secretaria da Mulher

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos