Retardatários do Refis lotam Secretaria de Finanças

Luis Vilar/Alagoas24HorasContribuintes lotam Secretaria de Finanças do Município no último dia da campanha de Recuperação Fiscal

Contribuintes lotam Secretaria de Finanças do Município no último dia da campanha de Recuperação Fiscal

Os contribuintes que deixaram para última hora para resolver débitos com a Prefeitura de Maceió, por meio da Campanha de Recuperação Fiscal (Refis), lotam – na manhã desta terça-feira, dia 29 – o prédio da Secretaria Municipal de Finanças na espera de regularizar a situação com os descontos oferecidos pela administração municipal.

O último dia da campanha é hoje e – conforme a secretária municipal de Finanças, Marcilene Costa – mais de duas mil pessoas devem ser atendidas. Na segunda-feira, dia 28, 1.800 pessoas chegaram a ser atendidas.

De acordo com Costa, a campanha foi sucesso tendo em vista que houve um acréscimo de mais de 30% na arrecadação do município de Maceió, em relação ao ano de 2008. Marcilene Costa salientou que ainda não se sabe os números finais do Refis, porque o último relatório deve ser gerado na noite desta terça-feira, após o último contribuinte ser atendido.

“Infelizmente muita gente deixou para última hora, com isto tempos a secretaria lotada. Mas, vamos fazer de tudo para atender todo mundo que está aqui, por meio de fichas de forma organizada”, destacou a secretária. O atendimento se estende até as 17 horas. “Vamos fechar a Secretaria neste horário, mas quem estiver dentro do prédio será atendido”, complementou Marcilene Costa.

Marcilene Costa salientou também que não há como prorrogar o prazo da campanha. “Não podemos também estar transformando esta campanha em um hábito. Ela é boa, porque aumentou a arrecadação do município e fizemos no momento certo. Mas, não podemos fazer sempre, porque estaríamos penalizando o contribuinte que paga em dia e já tem os seus descontos. Quem deixou para resolver no próximo ano, não terá as mesmas vantagens do Refis”, colocou ainda Costa.

Segundo a secretária Marcilene Costa, a estrutura do novo prédio permite que qualquer guichê faça o atendimento do Refis, agilizando o pagamento dos tributos em atraso. Iniciado no começo do mês de outubro, o Refis dá a chance ao contribuinte de acertar as contas com o fisco, com desconto de até 90% nas multas e juros, caso opte pelo pagamento à vista da dívida.

No parcelamento, que pode ser em até 60 meses, o desconto nas multas e juros cai para 70%. Podem ser negociados débitos em atraso de IPTU, ISS ou até mesmo das infrações aplicadas pelos órgãos do município. A maior parte dos débitos inscritos na Dívida Ativa do município corresponde à inadimplência com o IPTU. O imposto corresponde a 50% do valor total da dívida e a Finanças espera baixar esse índice para 20%.

A expectativa da Secretaria de Finanças é negociar bem mais que os R$ 49,5 milhões da última edição do Refis, realizada no início do ano passado. Desse total, R$ 10 milhões foram levantados com o pagamento da cota única de impostos atrasados.

Fonte: Com informações da assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos