IPVA: parcela única tem desconto

Os contribuintes devem ficar atentos aos valores de desconto nas parcelas do IPVA 2008. Os valores variam de Estado para Estado, mas o pagamento à vista costuma receber os maiores abatimentos.

Em Minas Gerais, o contribuinte que pagar o imposto em parcela única terá um desconto de 3%. Para proprietários de carro a álcool, há ainda um desconto de 30% na base de cálculo do IPVA – benefício que, segundo o governo, não é estendido aos donos de carros bicombustíveis.

Quem não for pagar à vista pode optar pelo parcelamento do imposto em três vezes, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março. No entanto, a opção só está disponível para valores acima de R$ 90.

No Paraná, após desistir de reajustar as alíquotas do IPVA, o governador do Roberto Requião sancionou no dia 27 de dezembro um decreto lei que diminui de 15% para 5% o desconto para quem pagar o imposto em parcela única até fevereiro de 2008.

Pelo decreto, caso o pagamento do imposto seja feito em março, também em parcela única, o contribuinte não terá direito ao desconto previsto em lei. O calendário para o recebimento do IPVA ainda será divulgado pela Secretaria de Fazenda (Sefa).

Já o contribuinte do Estado do Rio Grande do Sul terá 5% de desconto no IPVA 2008 se pagar em parcela única até dia 31 de janeiro, informa a secretaria da Fazenda. Depois dessa data, quem pagar à vista até 29 de fevereiro terá desconto de 3% e, até 31 de março, 2%.

Quem optar por dividir o imposto em três parcelas de um terço do valor do IPVA, terá desconto de 5% na primeira parcela de 2 a 31 de janeiro; 3% na segunda parcela, se paga do dia 1º ao dia 29 de fevereiro; e 2% na 3ª parcela, de 1º a 31 de março.

Em São Paulo, neste mês também haverá desconto de 3% para pagamento do IPVA na data de vencimento dos veículos usados. Para os veículos novos, o desconto de 3% será para quem efetuar o pagamento em parcela única até o 5° dia útil posterior à data de emissão da nota fiscal. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro e março.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos