Neafa fará mutirões de castração

O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA) programou dois mutirões de castração de gatas para os dias 10 e 17 de janeiro, com o objetivo de chamar a atenção do Poder Público alagoano quanto à necessidade de o Estado iniciar um programa de esterilização de caninos e felinos para controle populacional desses animais.

As castrações serão feitas gratuitamente. São animais da população carente que não têm condições de fazer este tipo de cirurgia em clínicas veterinárias particulares e, de outro modo, acabam abandonando os filhotes ou até as mães nas ruas, contribuindo para o aumento das zoonoses, acidentes de trânsito e sofrimento dos animais.

Segundo a presidente da ONG, Ângela Seabra, "a realização de mutirões foi a maneira encontrada para tentar atender a demanda de 320 solicitações de esterilizações feitas ao NEAFA e, principalmente, sensibilizar e conscientizar nossos dirigentes de que a solução para o abandono de cães e gatos é simples, falta apenas interesse. Nosso protesto é positivo, pois, ao mesmo tempo em que exigimos atitude por parte do Poder Público, estamos trabalhando e muito com o objetivo de diminuir o abandono desses animais".

Ela informa que o NEAFA procurou a Secretária de Saúde por diversas vezes e ouviu que a população não tem informação quanto à importância da esterilização como controle populacional, o que não geraria demanda suficiente que justificasse a instalação de um programa de esterilização, e que este tipo de ação não resolve o abandono dos animais.

Contudo, o que se tem visto no dia a dia do NEAFA é bastante diferente: "efetivamos uma quantidade impressionante de esterilizações de caninos e felinos domiciliados: em 2004 foram realizadas 88 cirurgias; em 2005 foram realizadas 811; em 2006 foram realizadas 2.034 e, em 2007, foram realizadas 2.430 cirurgias, totalizando 5.363 esterilizações. Esses números crescentes demonstram que a população está sim sensível ao problema e, conscientemente, está procurando o único local no Estado que oferece este serviço", esclarece Ângela.

Um programa de controle populacional de cães e gatos é dever do Poder Público, estando inclusive previsto no Lei Municipal 5.318/03, que estabelece as atribuições do Centro de Controle de Zoonoses de Maceió.

Maiores informações:
NEAFA – 3221 – 0193 (pela manhã)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos