Nosso Senhor do Bonfim é homenageado

Luis Vilar/ Alagoas24HorasFestividades seguem com eventos durante a semana

Festividades seguem com eventos durante a semana

Nosso Senhor do Bonfim, um dos mais populares santos católicos, assume a figura de Oxalá, no sincretismo dos cultos afro-brasileiro e é o grande homenageado desta semana, com diversas festividades. Na tarde de hoje, foram caminhadas, rodas de capoeira e a lavagem do pátio da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Poço. A lavagem começou agora há pouco, às 16 horas.

As festividades são organizadas pela Casa de Iemanjá e a lavagem já acontece há pelo menos seis anos, sempre no mês de janeiro. O evento costuma atrair adeptos das religiões afro e até alguns turistas, além de seguidores de outras crenças, que simpatizam com o evento. Este ano, a semana contará com a participação de mais de 20 casas de axé localizadas em Maceió.

Desde de 2001, a lavagem do Bonfim é realizada em Alagoas. De Lá para cá, a celebração vem se fortalecendo, tornando-se uma referência dentro da diversidade cultural de Maceió.

De acordo com pai Célio, que representa a Casa de Iemanjá, este ano o evento terá como tema A Paz e não à Intolerância Religiosa. Para Célio, esse é um momento que vem reafirmar a importância dos cultos afro-brasileiros, visando à desmistificação, a eliminação dos equívocos que a sociedade tem em termos das crenças e religiões.

As atividades que antecedem a Lavagem do Bonfim tiveram inicio nesta sexta-feira, 11, com a realização de um culto em devoção às divindades africanas. Dona Juvelinilia, que é mãe de Santo, já acompanhou a lavagem por diversos anos. De acordo com ela, “a homenagem faz parte de uma tradição que visa homenagear ao Nosso Senhor Bonfim e atrair paz e felicidade para todos, que é o que o mundo anda precisando”, sentenciou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos