Conselho discute concurso da Polícia Civil

A validade do exame psicotécnico do último concurso da polícia civil, alteração das leis 5.346/92 e 6.514/04, que versam sobre a redução da permanência de coronéis nos cargos e a exposição de um levantamento sobre o tráfico de drogas em Alagoas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), foram os temas em discussão durante a reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública, ocorrida nesta segunda-feira, no Palácio Marechal Floriano Peixoto.

As ações judiciais são decorrentes do último concurso público da Polícia Civil composto por três etapas, sendo uma delas o exame psicotécnico que inabilitou diversos candidatos. Segundo o presidente do conselho, alguns desses reprovados conseguiram decisão judicial que permitiu a continuidade do concurso.

O conselho decidiu recomendar que o governador do Estado renuncie as ações judiciais que tem como tema a validação do exame, desde que o servidor preencha os outros requisitos.

O projeto de alteração das leis que tratam sobre a permanência de coronéis foi encaminhado ao Conselho pelo Gabinete Civil, para que seja dado o parecer e enviado à Assembléia Legislativa (ALE). O conselho decidiu suspender o julgamento dessa matéria para a próxima sessão.

Por sugestão do conselheiro coronel Jorge Coutinho, será formada uma comissão de coronéis para expor suas opiniões. O presidente do Conselho, Manoel Cavalcante explicou que a aprovação da lei pela ALE implicará na saída dos coronéis com mais de cinco anos de atividade. Atualmente, 16 coronéis que fazem parte do alto comando já preenchem esse requisito.

Ainda durante a reunião, o coronel Coutinho, comandante de Policiamento da Capital, apresentou um levantamento sobre o tráfico de drogas no Estado, apontando onde existem os maiores índices, e explicou como está sendo desenvolvido o trabalho da Polícia Militar. Segundo ele, a área mais crítica é o bairro do Bom Parto. Coutinho defendeu o trabalho sistemático para o combate ao tráfico e a união dos esforços de diversos setores do Estado, como Educação, Saúde e Habitação.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos