Lixo vira arte em Boca da Mata

Edmilson TeixeiraAdultos, jovens e adolescentes aprendendo arte

Adultos, jovens e adolescentes aprendendo arte

A idéia de reunir cerca de 50 pessoas, há pouco mais de três meses, a fim de formar novos artesãos em Boca da Mata, vem sendo bem aceita pelo meio ambiente. É que aquele papel jornal sem mais utilidade, como também as embalagens de plástico de refrigerantes (PET), que antes tinham o lixo como endereço sagrado, hoje estão se transformando em arte.

“É um projeto audacioso, e que acima de tudo precisa do apoio da população; sobretudo na preservação do meio ambiente, numa ação que sem sombra de dúvidas contribuirá para a geração de emprego e renda”, diz a abnegada artesã Fátima da Conceição, que além de coordenar as oficinas gratuitamente, preside a Agência de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável (Adelis), órgão que já tem contabilizado até o presente, 370 pessoas na cidade; que por sua vez, lidam com diferentes confecções de produtos, que vão desde sabonetes com ervas medicinais, até as famosas artes esculpidas em madeira, produzidas pela família do Mestre Mané da Marinheira, de renome internacional.

Do papel jornal, segundo Fátima Conceição, surgem cestinhas, assentos, balde para colocar roupas surjas, jarros e patinhas. Enquanto que as garrafas, diz; geram vassouras, taças, peças de ornamentação, bolsas, flores, moveis como; cadeiras, birô e cama.

“A gente sente um grande prazer em fazer esse tipo de trabalho, que sempre tem crescido com a chegada de mais pessoas. São adolescentes, jovens e adultos interessados em obter uma profissão, para garantir uma renda extra no futuro. Para tanto, estamos buscando apoio com a prefeitura, a fim de assegurar um espaço físico para as nossas oficinas”, afirma a coordenadora Fátima, que tem como plano futuro, acionar uma campanha na rádio da cidade, BM-FM, justamente para sensibilizar a população a contribuir com essa campanha de preservar a natureza; doando esses produtos reciclados.

Fonte: Edmilson Teixeira

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos