Ministro defende ações voltadas ao campo

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse – em entrevista a imprensa durante o XXXIII Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que o programa Território da Cidadania será um projeto do Governo Federal que agirá de forma integrada com estados e municípios, com o objetivo de melhorar a vida das comunidades “inexplicavelmente invisíveis”, ou seja, as excluídas e abaixo da linha da pobreza.

Para Cassel, o combate à pobreza tem que se fazer com projetos que melhorem a infra-estrutura do cidadão que vive no campo. “O IBGE mostra em seus números que as famílias preferem ficar na área rural a migrarem para a cidade. Cabe o Governo dar condições para isto. Temos que fazer uma política focada e conduzida para as comunidades inexplicavelmente invisíveis, que enfrentam situações injustificáveis”, disse o ministro.

Guilherme Cassel falou ainda que o Governo Federal vem acompanhando de forma rigorosa as áreas de conflito agrário. Alagoas é uma delas. Na avaliação do ministro, no Estado há avanços, como o desenvolvimento de um Fórum Agrário, que concentra diversas autoridades interligadas ao assunto, agilizando ações e processos. “Esta união integra forças e ajuda nas ações”, avaliou Cassel.

As áreas rurais mais pobres – conforme Guilherme Casse – devem receber incrementos de recursos, que segundo ele é o “diferencial” do programa Território da Cidadania. A missão é fazer com que os recursos cheguem às áreas sem assistência. Ao todo, o Governo Federal já mapeou 120 territórios em todo o país.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos