Moradores do Pontal participam de simulado

No próximo dia 4 de abril, às 9h, o Corpo de Bombeiros, a Braskem e a comunidade do Pontal da Barra realizam o sétimo exercício simulado de evasão dos moradores daquele bairro. A ação faz parte do programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL) e a previsão é de que mais de 1.500 moradores participem do treinamento.

Resultado de um trabalho em conjunto entre o governo do Estado, prefeitura, indústria e comunidade, o simulado, que acontece pela sétima vez, tem como objetivo atestar o preparo da população do entorno da fábrica e de órgãos estaduais e municipais para lidar com possíveis situações de emergência no bairro.

Várias instituições ligadas às áreas de saúde, segurança e meio ambiente, entre elas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, BPTran, BOPE, SAMU, Unidade de Emergência, IMA, Defesa Civil Estadual e Municipal, estarão participando do exercício, colocando em prática o seu plano setorial para lidar com uma necessidade de evasão no local. O trânsito na região estará interditado por 30 minutos, a partir das 9h, nos sentidos Praia do Sobral/Litoral Sul e Trevo do Pólo de Marechal Deodoro/Praia do Sobral.

“A prioridade é operar sem acidentes e sem impactos ao meio ambiente, mas é importante estarmos preparados para lidar com qualquer tipo de situação. Em países do primeiro mundo é muito comum e freqüente esse tipo de treinamento em áreas industriais. E aqui não é diferente. A cada ano, por exemplo, percebemos uma evolução em todos os quesitos”, explica a coordenadora do programa pela Braskem, Linice Bonaparte.

Ela ressalta que o momento da simulação é extremamente importante porque é nessa ocasião que se coloca em prática todo o conhecimento e preparação ocorridos durante todo o ano nas capacitações e atividades do programa APELL. “Hoje, há uma articulação muito grande entre os órgãos envolvidos e a comunidade”, observa a engenheira.

Segundo o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Cláudio Pimentel, o programa já faz parte da cultura dos moradores do Pontal. “Trata-se de um compromisso da empresa com a população local no sentido de prepará-la para agir numa eventual situação de emergência. Um trabalho que não se restringe apenas ao simulado, mas a uma série de ações educativas e de mobilização realizadas ao longo do ano”, afirma o gerente.

O APELL foi criado em 1987, pelo Programa de Meio Ambiente da ONU (UNEP), com a proposta de auxiliar governos na minimização de causas e efeitos de acidentes industriais. Em Alagoas, o programa foi instituído pelo decreto estadual nº 35.748 de 23 de abril de 1993 e é coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Fonte: Milena Andrade/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos