Cultura Kariri-Xocó é tema de encontro

Alagoas abriga 11 nações indígenas, somando mais de 20 mil índios. O contato direto com a cultura dos índios alagoanos acontece durante o Encontro com a Cultura Kariri-Xocó, de 14 a 19 deste mês, no Memorial à República. O evento é uma realização da Ong Thydewas com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, Banco do Nordeste, Cultura Viva e Ministério da Cultura.

O Encontro com a Cultura Kariri-Xocó faz parte das comemorações do Dia do Índio, 19. A novidade do encontro é a participação direta dos índios da tribo Kariris-Xocós, de Porto Real do Colégio, que vão expor fotografias, exibir de vídeos e o artesanato produzidos pelos próprios índios.

O visitante poderá conhecer, durante o encontro, os objetos típicos usados pelos 2.500 indígenas que vivem na comunidade e também a coleção de livros: Índios na Visão dos Índios”. A inclusão digital também já chegou nas tribos através das ações realizadas pelo Ponto de Cultura Índios On-line (www.indiosonline.org.br).

No endereço www.indiosonline.org.br os próprios índios são responsáveis em enviar suas próprias noticias que vão desde a denúncia até a tradição cultural. Para o representante da ONG Sebastián Gerlic, durante os seis dias, os indígenas vão estar presente para dialogar com o público. “O Encontro com a Cultura Kariri-Xocó será um encontro de cidadania. Queremos diminuir a distância entre as tribos indígenas e a população. Será também um espaço para os próprios índios contar a sua história e sua vida hoje”, conta Sebastian.

Na sexta feira, 18, acontece o lançamento do vídeo documentário: “Toré = Som Sagrado” e do CD: “Kariri-Xocó Canta” e no encerramento do evento, Dia do Índio, eles vão comemorar suas vitórias dançando Toré, no Memorial à República.

O Organização Não Governamental Thydewas, nome que língua Pankarau significa esperança da terra, foi criada em criada em 2002, e que além da atuação em Alagoas está presente em Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e Bahia.

A Thydewas já recebeu os prêmios Direitos Humanos 2007, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria Igualdade Racial; Selo Cultura Viva, do Ministério da Cultura pelo projeto: Índios On-Line; Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2004, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, na categoria divulgação do Patrimônio com o projeto: Índios na Visão dos Índios e o Prêmio Telemar de Inclusão Digital 2004, pelo Instituto Telemar, na categoria ONG do Nordeste.

Serviço
Encontro com a Cultura Kariri-Xocó
De Segunda a sexta-feira das 9h às 17h
Sábado – 14 h às 17h
Entrada franca

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos