Audiência discute impactos ambientais

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou, nesta quinta-feira, na cidade de Marechal Deodoro, uma audiência publica a fim de discutir os impactos ambientais da duplicação da AL 101-Sul.

Na ocasião, a empresa Consultoria Engenharia e Meio Ambiente, Projeto e Publicidade (Cemappu) apresentou um estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (AIA/RIMA), que detalha todos os aspectos ambientais e econômicos da região.

Durante a audiência – que contava com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, ambientalistas, representantes do município de Marechal Deodoro e populares – ficou acordado a implantação de programas de preservação ambiental. Entre eles, o monitoramento de controle da fauna e da flora locais, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental, monitoramento da qualidade da água e projetos de educação ambiental.

De acordo com presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo, um dos impactos ambientais iminentes da obra será a supressão de vegetação de mangue que existe atualmente às margens da rodovia.

“O projeto é de interesse social. Mas, toda forma, estamos muito atentos para todo o processo, já que será realizado numa área onde são encontrados ecossistemas importantes. A supressão de manguezais será resolvida de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já que a audiência também obedecia seus preceitos. No entanto, no local, existem áreas onde será possível a reconstrução da flora nativa. E isto já está sendo analisada pelos técnicos do IMA”, afirma.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos