Norcon arrecada 800 litros de óleo de cozinha

800 litros de óleo de cozinha usado deixaram de ser jogados indevidamente no ambiente, evitando assim a possível poluição de milhões de litros de água, numa iniciativa do Qualivida – Ações Norcon pelo Meio Ambiente.

Nesta segunda etapa deste projeto de ações sócio-ambientais, cerca de 500 colaboradores da Construtora em Alagoas foram incentivados a participar como voluntários. O papel de cada um era coletar o produto entre familiares, vizinhos, parentes, além de bares e restaurantes na região onde moram, doando o óleo usado para o projeto da Norcon. Em dois meses, 800 litros de óleo de cozinha usado, foram coletados, entre março e abril deste ano.

Um único colaborador trouxe sozinho para a Norcon 208 litros de óleo, se tornando o campeão na arrecadação. Pedro Bernardino da Silva, da obra Arte Vida I, será homenageado, junto com o colega José Francisco Soares Moraes que arrecadou 205 litros, durante café da manhã, dia 22 de abril, terça-feira, a partir das 06:30 da manhã, no canteiro de obras do Arte Vida I, na Gruta, ocasião que encerra a campanha do óleo, com palestra em homenagem ao Dia Internacional do Planeta Terra. Os três primeiros colocados de cada obra recebem homenagens, bem como todos os que se tornaram voluntários da Campanha.

A programação se estende com café da manhã especial em todos os demais canteiros de obras: dia 23, quarta-feira, no Empresarial Norcon, em frente ao Shopping Iguatemi; 24, quinta-feira, no Arte Vida II, próximo à Fundação Bradesco, Murilópolis, e sexta-feira, 25, encerrando a programação, o café da manhã no Alto das Alamedas, em Mangabeiras.

De acordo com o consultor ambiental da SIGA, Rogério Araújo, que presta serviços a Norcon, “o óleo de cozinha usado está entre os grandes vilões do meio ambiente porque para cada litro pode se contaminar hum milhão de litros de água. Se torna muito difícil despoluir o que já foi contaminado”. Rogério lembra que não há nenhuma política ambiental direcionada ao recolhimento adequado do produto, a não ser ações isoladas de pessoas ou empresas, as quais usam o óleo para a produção de sabão artesanal.

Sabão

Os 800 litros de óleo arrecadados se transformarão em sabão. Através de cursos, os próprios colaboradores voluntários que queiram aprender a fazer sabão, terão a oportunidade. As aulas acontecerão dentro do horário de trabalho e no canteiro de obras, na semana seguinte ao encerramento da campanha.

Parte da produção ficará com os próprios colaboradores. Outra quantia ficará nas obras e a maior parcela irá para a instituição Casa Para Velhice Luiza de Marillac.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos