Decreto declara 28 árvores imunes ao corte

Alagoas24horasAmendoeiras estão entre as espécies protegidas

Amendoeiras estão entre as espécies protegidas

Um decreto do prefeito Cícero Almeida impede que 28 árvores espalhadas em diferentes bairros de Maceió sejam cortadas. Entre as espécies estão amendoeiras, cajueiros, algarobas, mangueiras e oitizeiros.

Para declarar as árvores imunes ao corte, o decreto leva em consideração a Política Municipal de Meio Ambiente, “que tem como princípios a preservação, conservação, defesa, melhoria e recuperação e controle do meio ambiente”. Mas a idade das árvores – algumas com mais de cem anos – foi o principal fator para a declaração de imunidade.

Algumas árvores citadas no decreto estão concentradas numa única localidade, como é o caso do conjunto Osman Loureiro. Lá, estão três pés de Fícus localizados na praça central do bairro.

No Farol e em Cruz das Almas também está localizada a maior parte das árvores preservadas. No Farol há uma craibeira (na Praça Santa Rita), uma algaroba (na Rua Dr. Osvaldo Sarmento), uma jaqueira, uma mangueira e uma pitombeira (as três no canteiro central da Avenida Fernandes Lima), e uma sibipiruna (na Praça Centenário).

Já na Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, estão três das quatro espécies tombadas pela Prefeitura de Maceió. São duas castanholas e um cajueiro. Na Praça Vera Cruz está a quarta árvore preservada na região: uma alga-roba.

Ainda segundo o decreto, a solicitação para corte de alguma das árvores protegidas somente será deferida após a emissão de laudo técnico e autorização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos