Cerca de oito mil pessoas comporão força tarefa de combate à Dengue

Vanessa Alencar/Alagoas24HorasDia 'D' de Combate à Dengue será na próxima segunda-feira

Dia ‘D’ de Combate à Dengue será na próxima segunda-feira

O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 8, durante entrevista coletiva, que cerca de oito mil pessoas, entre soldados do exército, agentes de saúde e outros membros da sociedade civil organizada, participarão do Dia D de Combate à Dengue, que será realizado na próxima segunda-feira, 12.

Teotonio Vilela falou sobre a gravidade da Dengue e a importância da prevenção, que depende principalmente da sociedade. “O Estado tem realizado inúmeras ações focadas na prevenção da doença e também no cuidado aos contaminados. Treinamos técnicos e agentes de saúde para o combate efetivo do mosquito, mas compete, sobretudo, aos cidadãos o combate ao Aedes Aegypty”, alertou Vilela.

O governador aproveitou a coletiva para transmitir diversas orientações à sociedade. Ele ressaltou que o mosquito da dengue é completamente urbano e por esta razão, sua proliferação é de responsabilidade de todo cidadão. “O mosquito gosta de ficar perto do homem, gosta de água limpa e parada, É lá que ele se prolifera. Por isso, todo mundo precisa combater o mosquito, cuidar da limpeza de suas residências, retirar constantemente a água de garrafas, pneus e colocá-los nos cantos de paredes”, orientou Vilela.

Segundo Téo Vilela, já está confirmada a participação de 835 soldados do exército e sete mil agentes de saúde, além de secretarias, instituições e outros órgãos da sociedade civil organizada. Para tal, o governador vai publicar decreto determinando que todas os órgãos públicos disponibilizem pessoal e veículos necessários para a realização das atividades.

Dia ‘D’

O Dia ‘D’ será realizado em todos os 102 municípios, com prioridade para os 12 municípios que estão em situação epidêmica da doença, que são Delmiro Gouveia, Jacaré dos Homens, Palestina, Craíbas, Roteiro, Barra de São Miguel, São Miguel dos Milagres, Piranhas, São José da Tapera, Pindoba, Cajueiro e São Luiz de Quitunde, que apresentam mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Nesses 12 municípios, haverá visita das autoridades estaduais. A meta é que 100% dos imóveis nessas localidades sejam inspecionadas pelos agentes de endemias.

As atividades do Dia ‘D’ de Combate à Dengue incluem distribuição de material educativo, ampla divulgação para a população e autoridades sobre a situação da dengue em Alagoas, visita nas residências por agentes de endemias e integrantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar. A idéia é também envolver professores e alunos das escolas públicas.

Participaram da coletiva o vice-governador, José Wanderley; secretário de Defesa Social, Paulo Rubim; O padre Manoel Henrique, Cel. Ronaldo dos Santos, Cel. Anísio, comandante da PM, Cel. Jadir Ferreira, comandante do CBMAL; e o secretário de Estado da Saúde, André Valente.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos