Hemoal: sangue tipos O e A negativos

Nos últimos dois dias o Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), que atende as vitimas da dengue, consumiu 51 bolsas de sangue, o que deixou o estoque dos tipos A e O negativos do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) crítico. Por essa razão e diante do Feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira, a direção do órgão apela aos alagoanos para que se candidatem à doação voluntária, já que sem sangue várias vidas podem deixar de ser salvas.

Assim, os voluntários devem se dirigir à sede do Hemoal, localizada ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e, aos sábados, das 8 horas ao meio dia. E para facilitar o gesto solidário aos maceioenses, a Unidade Móvel estará nesta terça-feira, na Praça Deodoro, no Centro, das 8 até as 17 horas, captando doadores de sangue.

Os candidatos à doação devem comparecer ao Hemoal ou à Praça Deodoro, nesta terça-feira, alimentados e portando um documento de identificação com foto. Também é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído Hepatite após os 10 anos, AIDS e doença de Chagas. Quanto às gestantes e lactantes não é permitida a doação de sangue e quanto aos voluntários que irão repetir o gesto solidário, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

“Além do consumo diário, seja por conta das intervenções cirúrgicas e dos pacientes vítimas de traumas, ou seja, lesionados por arma branca e de fogo, temos o agravante da dengue. Razão pela qual nosso estoque de sangue está crítico e, por isso, a solidariedade neste momento é a única forma de mantê-lo estabilizando, visando salvar a vida de desconhecidos, de familiares ou a nossa, já que nunca se sabe quando eventualidades podem acontecer”, ressalta a diretora interina do Hemoal, Verônica Guedes.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos