Prefeitura apóia apresentação de orquestra

Secom MaceióAutoridades acordam apresentação da orquestra sinfônica em Maceió

Autoridades acordam apresentação da orquestra sinfônica em Maceió

A Prefeitura de Maceió vai apoiar a apresentação da Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais em Maceió. O apoio foi selado nesta terça-feira, 20, durante um encontro entre o prefeito Cícero Almeida, o capitão dos Portos de Alagoas, Henrique Santos, e a secretária municipal de Promoção do Turismo, Mamá Omena.

A orquestra se apresenta na capital alagoana no dia 30 de maio. O grupo está em turnê pela região Nordeste para comemorar os 200 anos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Antes de chegar a Maceió, a orquestra já terá passado por Natal (RN), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).

A apresentação em Maceió será no Ginásio do Sesi, no Trapiche. "Vamos ajudar no que for necessário para trazer esse espetáculo para Maceió", adiantou o prefeito, confirmando a própria presença no dia da apresentação. O evento terá uma área dedicada a convidados especiais.

Dentro do repertório da Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros Navais estão clássicos de Beethoven e músicas de artistas como Freddie Mercury, Ary Barroso, Sueli Costa e Abel Silva.

O grupo tem no currículo apresentações em várias capitais do Brasil e no exterior, sendo uma das melhores bandas sinfônicas militares do mundo. A sinfônica é formada atualmente por 110 músicos e por um coro de 25 vozes, entre oficiais regentes, suboficiais e sargentos fuzileiros navais.

História

Em 7 de março de 1808 aportavam ao Rio de Janeiro os navios que traziam a Família Real, as Cortes Luzas e os componentes da Brigada Real da Marinha. As tropas, tão logo desembarcaram, puseram-se a marchar pelas ruas, tendo à frente sua "música marcial". Essa é a gênese da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.

Grandes vultos do cenário musical do Brasil e exterior foram integrantes das bandas de música do Corpo de Fuzileiros Navais, tais como o professor e maestro Oswaldo Passos Cabral, o maestro Eleazar de Carvalho, o maestro Florentino Dias e o maestro Francisco Braga, autor da música do Hino à Bandeira e patrono das bandas de música da Marinha.

Atualmente, a Banda Sinfônica do CFN encontra-se sediada na Companhia de Bandas do Batalhão Naval, localizado na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro. A Banda Sinfônica do CFN se diferencia das orquestras sinfônicas e das bandas tradicionais pela diversidade de sua formação instrumental e abrangência de repertório, transitando do erudito ao popular.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos