Alagoas já pode realizar transplante de fígado

O Ministério da Saúde acaba de confirmar a autorização para realização de transplante de fígado em Alagoas, no Hospital do Açúcar. Até o momento, apenas transplantes de córnea, coração e rins eram feitos no Estado. Com isso, além de não precisarem mais se deslocar para longe, já que o procedimento passará a ser feito aqui também pelo SUS, os pacientes alagoanos não terão mais também que se submeter à fila de órgãos de outros Estados.

“Alagoas agora terá sua própria lista de espera por um fígado”, explica o cirurgião André Seabra, que coordena no Hospital do Açúcar a primeira equipe de especialistas habilitada no Estado para transplantar fígados. “A possibilidade de realizar transplantes de fígado aqui é uma grande vitória para nós e representa um grande avanço na Medicina em Alagoas”, completa. “Foram mais de 5 anos de preparação dos profissionais e um ano de adequação da estrutura do Hospital do Açúcar para que pudéssemos passar a realizar este complexo procedimento.”

A partir da próxima segunda-feira, o novo setor inicia seu atendimento. Os pacientes serão encaminhados ao hospital principalmente pelos postos de saúde e por especialistas. “Esperamos poder realizar em breve os transplantes, mas isso depende do estágio de preparação dos pacientes que chegarem até nós, assim como da disponibilidade de órgãos”, diz Seabra. Em média, a realização de todos os exames necessários para o transplante leva de 3 a 18 meses. Este, em geral, é também o prazo em que um doente aguarda na fila do Sistema Nacional de Transplantes à espera de um fígado compatível. “Ao ser criada a lista de Alagoas nós não só estamos beneficiando os alagoanos mas também todo o país, já que se aumentam o número de vagas para transplante, afirma Seabra.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos