Intendência suspende visitas no Sistema Prisional

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

Após anunciar que as visitas no sistema prisional teriam início a partir das 13h, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário retrocedeu e transferiu a visita para esta sexta-feira, dia 6. De acordo com a assessoria, a mudança se deu porque não houve tempo hábil para deslocar os policiais militares para substituir os agentes penitenciários, em greve desde ontem.

Ainda de acordo com assessoria, nesta sexta-feira, a visita terá início às 9h e prosseguirá até as 15h em todas as unidades prisionais da capital. Desde o meio-dia, dezenas de familiares dos reeducandos dos presídios Cyridião Durval, Baldomero Cavalcanti, Santa Luzia e Casa de Detenção de Maceió bloqueiam a BR-104, nas imediações do sistema.

Apesar das negociações com o Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, os familiares se recusam a deixar a rodovia até que o acesso aos presídios seja liberado. O anúncio da transferência da visita irritou vários familiares, que alegam que se deslocam do interio para visitar seus parentes e que não possuem recursos para voltar amanhã.

Revolta

Os agentes penitenciários estão revoltados com a atitude da Polícia Militar de assumir o trabalho da categoria. Eles chamam de usurpadores os militares designados para realizar a segurança durante o període de greve.

"Se houvesse aquartelamento, os agentes não sairiam às ruas para fazer o papel da Polícia, por isso dizemos que eles estão usurpando a função pública. Amanhã, será necessário um batalhão inteiro para fazer as revistas durante a visita, fazer a comida e a segurança do sistema", provocou Jarbas de Sousa, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

De acordo com Jarbas, até o momento estão sendo mantidos os serviços de alimentação e segurança interna dos presídios.

Por volta das 17h, um grupo de policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou ao sistema prisional para fazer a retirada pacífica dos familiares que interditavam a BR-104.

Atualizada às 17h02.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos