Na reestréia, ‘Pantanal’ dobra audiência do SBT

Rio – A reestréia de "Pantanal" – primeira novela que ameaçou a hegemonia da Globo, há 18 anos – fez dobrar a audiência do SBT no horário em que foi exibida nesta segunda-feira.

Habitualmente, a emissora de Silvio Santos conseguia um Ibope de quatro pontos no horário. Ontem, a saga de Juma Marruá alcançou pico de oito pontos, com sete pontos de média, no Ibope da Grande São Paulo, entre 22h e 23h, segundo levantamento preliminar.

Ao reexibir "Pantanal", o SBT parte para batalha judicial com a Globo. A Globo afirma deter os direitos sobre a novela, comprados diretamente do autor, Benedito Ruy Barbosa, hoje contratado pela Rede Globo onde foi responsável por sucessos como Terra Nostra e Rei do Gado. Através da sua assessoria de imprensa, a Globo anunciou : "Estamos estudando o assunto com nosso departamento jurídico."

Já o SBT afirma ter comprado as fitas betamax com as imagens originais no leilão judicial da massa falida TV Manchete, há cinco anos.

Em nota oficial, o SBT afirma estar disposto a pagar os profissionais que participaram das gravações, em 1980.

Além de antecipar a onda ecológica, Pantanal caprichava nos banhos de cachoeira e decotes das atrizes. E tinha elenco de futuras estrelas, como Cristhiana de Oliveira, Cássia Kiss, Carolina Ferraz, Marcos Palmeiras. A princípio, a única mudança na novela é abertura eletrônica, subsituída por uma mais moderna. Na original, a modelo Nani Venâncio, na época capa da Playboy, aparecia semi-nua e se transformava numa onça.

Leia a íntegra do comunicado oficial do SBT:

"O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) informa que, por cessão de direitos, adquiriu da JPO Produções Ltda., com exclusividade para televisão aberta e para todo o território brasileiro, os direitos de reexibição e transmissão, da telenovela denominada "Pantanal".

Os direitos cedidos foram obtidos pela JPO Produções Ltda. por contrato havido com a Massa Falida da TV Manchete Ltda., celebrado em decorrência de decisão judicial autorizatória do MM. Juiz da 28ª Vara Cível da Capital de São Paulo, proferida nos autos da Falência da TV Manchete Ltda. (Proc. 583.00.2000.539652-1).

Em cumprimento da legislação em vigor, convocamos os autores, atores, diretores e participantes da telenovela, que tenham direitos à percepção de retribuição financeira em razão da reexibição, a comparecerem na sede do SBT, sito no município de Osasco (SP), na avenida das Comunicações n. 04 (Departamento de Controladoria), pessoalmente ou através de procurador regularmente constituído, munidos de documentos comprobatórios de sua participação na telenovela, para a apuração e recebimento dos valores correspondentes.

O montante será calculado em conformidade com as condições e os parâmetros estabelecidos em contrato havido entre os referidos profissionais e a TV Manchete Ltda."

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos