Senar alfabetiza jovens de comunidades rurais

Estão abertas as inscrições para o curso de alfabetização para jovens e adultos das comunidades rurais. O programa anual visa superar o analfabetismo no meio rural, para facilitar as ações profissionalizantes e o ingresso no mercado de trabalho.

Segundo o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar/AR/AL) o baixo grau ou a ausência de escolaridade é o maior obstáculo na assimilação do aprendizado nos cursos de qualificação profissional promovidos para os produtores e trabalhadores rurais em Alagoas.

Em 2007, o curso beneficiou 620 alunos em vários municípios do Estado. Este ano, já atingiu 15 municípios com 49 turmas de 25 alunos, totalizando 1.225 pessoas. “Nossa meta é alcançar 50 municípios, alfabetizando cerca de 3 mil produtores e trabalhadores rurais. Esse curso é uma contribuição do setor privado rural para educação no Estado,financiado pelo Senar/AR/AL, através da contribuição dos produtores sindicalizados”, disse o presidente do Conselho do Senar/AR/AL, Álvaro Almeida.

Com duração de 6 meses, as aulas acontecem diariamente no período noturno. As monitoras são indicadas pelos sindicatos rurais do município e possuem formação em magistério ou estão cursando pedagogia.

Na programação os alunos aprendem através de atividades educacionais voltadas para a leitura, escrita, compreensão de texto e contexto, além de operações matemáticas básicas, que busca a melhoria do perfil profissional e a qualidade de vida do trabalhador rural.

As inscrições são gratuitas. Os interessados podem procurar a sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do seu município para obter mais informações.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos