Cetran promove debates sobre o trânsito

O Conselho Estadual de Trânsito reuniu, nesta terça-feira, 8, cerca de 120 pessoas, entre profissionais do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), superintendências municipais de Trânsito, além de Polícia Militar de Alagoas, Polícia Rodoviária Federal (PF), Sest e Senat, bem como representes e estudantes de escolas estaduais, para um ciclo de palestras.

A primeira palestra abordou o tema “Fator Humano nos Acidentes de Trânsito”, tendo como palestrante o engenheiro Civil e de Tráfego, Gregory Aguiar Barbosa. Ele exibiu vídeos com exemplos práticos das principais falhas humanas decorrentes no trânsito. "Fala-se muito sobre a falha humana nos acidentes de trânsito, mas o que é essa falha humana? É preciso que as pessoas resgatem seus valores, tendo consciência do risco existente ao estar no volante, bem como do seu comportamento ao dirigir", explicou Gregory Aguiar Caldas, que explanou as diversas maneiras como o comportamento humano pode influenciar nas situações de acidentes.

Especialista em Educação Ambiental pela faculdade de Minas Gerais e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do IMA, Carlos Roberto Soares da Silva fez um histórico sobre “O Trânsito e Meio Ambiente” até os dias atuais, com breves explanações sobre a evolução do transporte, sua origem e primeiros acidentes, bem como aspectos poluentes do ar, causados pelo trânsito.

Segundo o presidente do Cetran, José Sangreman Lessa, o ciclo de palestras contempla toda a sociedade. "O trânsito precisa ser mais direcionado para a coletividade, para o bem-estar comum", afirmou. O Detran de Alagoas foi representado pelo procurador-geral, Euclides Uchôa.

Fonte: Detran-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos