Hemoal e Hemoar lançam campanha

DivulgaçãoHemoal convoca doadores para estabilizar estoques

Hemoal convoca doadores para estabilizar estoques

A partir desta segunda-feira, 28, até o dia 9 de agosto, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam a Campanha “Salve quatro vidas e cuide da sua saúde”. O objetivo é captar novos doadores de sangue, visando formar um estoque estratégico e, paralelamente, vaciná-los contra a rubéola.

Isso porque, a partir do dia 9 de agosto, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional Contra a Rubéola e, ao se vacinar, deve-se respeitar um prazo de 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Por esta razão, pode haver uma queda no percentual de candidatos à doação em toda Hemorrede, que atende a todas as unidades públicas de saúde de Alagoas, a exemplo da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, que consome 75% do sangue coletado pelo Hemoal.

Assim, além de um posto de vacinação contra rubéola no Hemoal, situado no bairro do Trapiche e no Hemoar, localizado em Arapiraca, os doadores de sangue também terão à disposição, postos volantes, que acompanharão a Unidade Móvel durante as coletas externas. No dia 30 julho a Unidade Móvel estará na Praça Deodoro, Centro de Maceió; dia 1º de agosto no Sistema Pajuçara de Comunicação (PSCOM), no bairro do Farol; dia 05 de agosto em São Miguel dos Campos, Praça Central; dia 06 de agosto, Polícia Federal, bairro de Jaraguá e, no dia 8 de agosto, Escola Gilvana Ataíde, no bairro da Santa Lúcia.

“Nossa preocupação é que diminua, ainda mais, o percentual de doações, já que após a vacinação contra rubéola, há um prazo de 30 dias para se candidatar à doação. Assim, como o propósito da Hemorrede é salvar vidas, vamos formar um estoque de sangue estratégico e, paralelamente, cuidarmos da saúde dos nossos doadores”, salienta a diretora da hemorrede pública de Alagoas, Izaura Alves Pinto, acrescentando que apenas 1,8% dos alagoanos são doadores voluntários, mas, o ideal, seria que 3 a 5% dos alagoanos se dispusessem a candidatar-se à doação de sangue voluntariamente.

Rubéola
A Rubéola é uma doença infecto contagiosa causada pelo Togavírus e sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre, geralmente, pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A Rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, já que pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança. Por isso, o Ministério da Saúde se comprometeu com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de erradicar a doença até 2010. O alvo da campanha são homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de idade, segundo o Ministério da Saúde.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos