Alagoanos serão vacinados contra a rubéola

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Programa Nacional de Imunização (PNI), realizará no período de 09 de agosto a 12 de setembro a vacinação Dupla Viral (Sarampo e Rubéola). A meta da SMS é atingir 100% da população entre homens e mulheres com faixa etária de 20 a 39 anos.

Os Dias "D" da Campanha Nacional de Vacinação serão realizados nos dias 09 e 30 de agosto, às 8h, na Unidade de Saúde Aliomar Lins, localizado no Benedito Bentes. A campanha é coordenada em todo o país pelo Ministério da Saúde.

O público masculino será o alvo preferencial da campanha. De acordo com informações do Ministério da Saúde, o total de casos de rubéola confirmados em 2007, 70% foram em homens.

Através de estudos desenvolvidos no Brasil, foi confirmado a necessidade da realização de uma campanha para homens e mulheres, tendo como objetivo esgotar a totalidade da população ainda suscetível, para que seja interrompida a circulação do vírus da rubéola em todo país.

A meta de eliminação da "Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), foi estabelecida durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Rubéola

Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

Fonte: Secom/ Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos