Madeireiros clandestinos são presos em São Miguel dos Campos

Doze pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira, 6, cortando de forma irregular árvores pertencentes a uma reserva de mata atlântica localizada no município de São Miguel dos Campos, distante de Maceió 63 quilômetros. As prisões foram efetuadas graças a denúncia anônima feita pela população, ao IMA.

De acordo com a aspirante Antonieta, responsável pela operação, as equipes do Batalhão Ambiental chegaram ao local indicado e encontraram pequenos acampamentos de madeireiros clandestinos, aproximadamente 100 pessoas. Eles foram flagrados cortando as árvores da reserva com motoserras e outros equipamentos. Somente doze indivíduos foram presos e encaminhados à Delegacia de São Miguel, junto com os instrumentos apreendidos e a madeira pronta para comercialização.

Ainda não se pode precisar o tamanho da área desmatada, nem a quantidade exata de madeira apreendida, trabalho que será realizado posteriormente pelo IMA. Nesta tarde, a comandante da operação e técnicos do IMA serão ouvidos pelo delegado local a fim de concluir a lavratura do flagrante.

Os infratores foram enquadrados no artigo 39 da Lei 9605 que garante um ano de reclusão, mais pagamento de multa para quem desmatar floresta permanente.

Acampamentos

Os policiais do Batalhão Ambiental expicaram que os madeireiros clandestinos montam seus acampamentos nas áreas que pretendem desmatar e permanecem durante dias até que o trabalho tenha sido concluído. Em muitos casos, famílias inteiras se mudam para os acampamentos para ajudar no trabalho ilegal.

Somente uma investigação minuciosa, que pode ter início com a prisão dos infratores, levará a Polícia aos compradores de madeira e os indivíduos que integram a rede de comercialização ilegal de madeira no Estado. "Por enquanto ninguém fala nada, mas pode ser que com as investigações, apareça mais gente", disse um dos policiais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos