Crianças aprendem preservar meio ambiente

Plantio de mudas, palestras e jogos educativos e, principalmente, consciência ambiental. O Dia Nacional do Campo Limpo, celebrado oficialmente no dia 18 de agosto, foi comemorado, nesta quarta-feira (20), em Alagoas com diversas atividades que reforçaram a importância da preservação do meio ambiente e cuidados com aplicação e devolução das embalagens vazias de agrotóxicos.

A equipe de Defesa Vegetal da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) esteve presente na comemoração, realizada pela Associação dos Distribuidores e Revendedores de Agroquímicos de Alagoas (Adraal) e que contou ainda, com a participação do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

O uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e os cuidados e perigos na aplicação dos defensivos agrícolas foram abordados em palestra ministrada por engenheiros agrônomos da Adeal. “Educar é o primeiro passo para que os hábitos corretos sejam incorporados ao dia a dia do agricultor. Um fato muito positivo no evento é que ele foi pensado para crianças, importantes ferramentas nesse processo porque além de aprendem elas repassam as informações e cobram dos pais a utilização correta”, afirma o engenheiro agrônomo Eduardo Lino, responsável pela Divisão de Agrotóxicos da Adeal.

“Estamos bastante satisfeitos com o resultado desse evento e pro ano que vem já pensamos em uma festa ainda maior”, garante o coordenador da Central de Reciclagem de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Marechal Deodoro, Elianderson Miranda.

Evolução

Alagoas foi o estado que mais cresceu no sistema brasileiro de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre deste ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), de janeiro a junho, as unidades de recebimento de embalagens alagoanas encaminharam para reciclagem ou incineração 36,3 mil quilos de recipientes, o que representa um crescimento de 465,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente no mês de junho, foram processadas cerca de 20 mil quilos de embalagens, número superior ao total acumulado nos primeiros cinco meses do ano.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos