Clima tenso no sistema prisional de Alagoas

O clima é tenso no sistema prisional do Estado de Alagoas, por conta da greve dos agentes penitenciários. De acordo com um dos presos, que ligou para uma emissora de rádio de Maceió, há possibilidade de rebelião na unidade prisional Baldomero Cavalcanti, já que os detentos estão sendo mantidos sem banho de sol e sem visita íntima.

Um dos presos – identificado apenas como “Mancha Negra” – disse que há problemas ainda com a alimentação dos detentos. A revolta – ainda segundo ele – é grande e será difícil conter os reeducandos por muito tempo. Os agentes entraram em greve na semana passada, no dia 20 de agosto. A categoria pleiteia reajuste salarial.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, estão sendo mantidos 30% dos serviços. Os sindicalistas informam ainda que estão há dois anos sem reajustes e que os prestadores de serviços estão recebendo apenas R$ 475.

Outro ponto de reivindicação também é com relação ao cálculo do adicional de periculosidade que, segundo a categoria, está sendo feito de forma errada.

Quanto ao “clima tenso” denunciado por alguns presos, o diretor do Baldomero Cavalcante, Wellington Moisés, disse que ficou surpreso com as declarações dadas na rádio, pois na unidade prisional tudo se encontra tranqüilo.

O diretor destacou ainda que na manhã de hoje houve a “destranca”, ou seja, os presos foram liberados – em acordo com os agentes penitenciários – para o banho de sol. Para Moisés, não há risco de rebelião.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos