Servidores do fórum devem paralisar atividades por tempo indeterminado

Sionelly Leite/Alagoas24horasSuely Torquato diz que servidores estão trabalhando sob pressão

Suely Torquato diz que servidores estão trabalhando sob pressão

Os servidores do Poder Judiciário que trabalham no Fórum do Barro Duro decidem na manhã desta segunda-feira, 25, se irão paralisar as atividades por tempo indeterminado, devido à falta de segurança no prédio. Várias audiências que estavam agendadas para hoje foram suspensas.

Segundo os servidores, vários abalos foram registrados no prédio, o mais grave deles no dia 7 de agosto, quando o local chegou a ser evacuado às pressas. No local, foi registrado muita correria e um princípio de tumulto chegou a ser observado.

Desde então, uma série de laudos, pareceres e negativas de ameaça de desabamento foram divulgados. A presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas chegou a assinar uma ordem de serviço que prevê a realização de uma obra – em caráter emergencial – que prevê reforço estrutural, recuperação e ampliação do sistema de prevenção e combate à incêndio e pânico, mas que até hoje não teve início.

Segundo o contrato, firmado com a Cotrim Engenharia Ltda., a empresa terá o prazo de 120 dias para concluir a execução da obra, que será fiscalizada diretamente por engenheiros e técnicos do TJ/AL. A obra está orçada em R$ 1.317.394,35.

No entanto, na última sexta-feira, 22, um novo tremor voltou a assustar os servidores, que agora se recusam a trabalhar no fórum, alegando que o mesmo apresenta riscos reais e que estão trabalhando sob intensa pressão psicológica. A presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça de Alagoas (Serjal), Suely Torquato, disse que será votado em assembléia a suspensão de todas as atividades do fórum, uma vez que 10% dos serviços estão sendo mantidos.

“O TJ não tomou nenhuma medida efetiva para resolver o problema. As obras não tiveram início e nem o prédio foi desocupado e apesar da ameaça de corte no ponto dos servidores estamos determinados a decretar greve por tempo indeterminado, exigindo segurança e melhores condições de trabalho”, explicou.

Em contato com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas, a reportagem do Alagoas24horas foi informada que o presidente do TJ, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira chegou a Maceió nesta segunda-feira, e deve se pronunciar oficialmente no começo da tarde.

Paralisação

Após a realização da assembléia, os servidores decidiram decretar greve por tempo indeterminado. Segundo Suley Toraquato, "não voltamos para o fórum do Barro Duro, apesar das pressões". Os servidores planejam, ainda, instalar tendas do lado de fora do prédio para oferecer parte dos serviços à população.

Atualizada às 12h56.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos