Serveal fecha parceria com construção civil

O Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal) consolidou – na manhã desta quinta-feira, dia 28, em um café-da-manhã, ocorrido no Hotel Enseada – uma parceria com empresários da construção civil.

A reunião serviu para que a diretoria do órgão apresentasse aos empresários do setor o Sistema de Orçamento e Preços para obras públicas que será implantado pelo Serveal.

De acordo com a presidente do Serveal, Cristina Benamor a apresentação se faz necessária para que os empresários – uma vez conhecendo o sistema de orçamento do Serveal – possam contribuir com este, para a construção de uma base de dados, com preços de materiais e insumos.

O sistema está em fase de desenvolvimento, mas o objetivo é aplicar – nos projetos desenvolvidos pelo Serveal – preços que sejam mais compatíveis com a realidade alagoana, tornando os orçamentos mais precisos. Desta forma, o Governo do Estado passa a ter mais uma ferramenta de controle para as licitações públicas, contribuindo para transparência e o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.

Atualmente, obedecendo a um decreto governamental, os orçamentos praticados em Alagoas seguem os sistemas de preços oficiais do Sinapi, ORSE, Sicro/DNIT. O programa desenvolvido para o Serveal é similar ao ORSE, que é utilizado no Estado de Sergipe e que detém elevado conceito técnico no ambiente da Construção Civil. Porém, a base dos preços de insumos e materiais – com a parceria fechada com os empresários – será uma radiografia fiel dos que são praticados no Estado.

“Os empresários passarão a fornecer dados de preços de suas empresas para alimentar o programa de orçamento do Serveal, que tomará por base os menores preços válidos praticados em Alagoas, levando-se em conta a regionalização, que faz com que os mercados se diferenciem”, coloca Cristina Benamor, ressaltando a importância do evento para a administração pública.

De acordo com a presidente, o compartilhamento de informações é o caminho mais eficiente e célere “com o fito de atingirmos nossas metas e ainda, sabendo que o fruto desse trabalho será importante ferramenta para alicerçar os parâmetros que definirão a contratação dos futuros serviços”. “Estamos propondo uma parceria que permita a atualização periódica desse programa”, finaliza Benamor.

A ação do Serveal foi ainda elogiada pela Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE), como sendo o ponto de partida para orçamentos mais próximos da realidade e – conseqüentemente – licitações com referências mais precisas. O evento da manhã desta quinta-feira contou com a participação de representantes da CGE, Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL) e empresários do setor.

O empresário Marcos Holanda salientou – durante evento – a é importância da parceria firmada. “É importante esta parceria que se firma com o Serveal e estamos dispostos a contribuir para fortalecer este canal de diálogo”, colocou.

Fonte: Luis Vilar/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos