Hemoal apela para doadores de sangue

Assessoria/HemoalFalta de doadores deixa Hemocentro em alerta

Falta de doadores deixa Hemocentro em alerta

Após o fim de semana, quando o número de vítimas de acidentes no trânsito e da violência por armas de fogo e branca triplicaram nas Unidades de Emergência públicas do Estado, havendo a necessidade de receberem transfusão de sangue, o estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e do Hemonúcleo de Arapiraca está insuficiente. Com apenas 65 bolsas de sangue para atender os 102 municípios alagoanos, quando seriam necessárias, no mínimo, 200, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas apela aos alagoanos para que possam se candidatar a doação, já que pacientes podem perder a vida, diante de um estoque tão baixo.

O apelo, segundo a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Izaura Alves Pinto, diz respeito, principalmente, aos alagoanos que já completaram 30 dias da vacinação contra Rubéola e àqueles que estão na faixa estaria dos 40 aos 60 anos, além das mulheres, que podem doar sangue, a menos que estejam grávidas ou amamentando. “Não queremos causar pânico à população, mas, nunca é de mais lembrar que, se algum paciente necessitar de uma transfusão e o Hemoal ou o Hemoar não disporem de sangue, infelizmente não há outro remédio que o substitua”, alerta,

Para se candidatar à doação de sangue é obrigatório que o candidato esteja em perfeito estado de saúde e compareça ao Hemoal ou ao Hemoar portando um documento de identificação com foto e alimentado, além de ter, no mínimo, 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Não é permitida a doação para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 10 anos, estejam vacinados contra Rubéola a menos de 30 dias e tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.

O Hemoal está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro do Trapiche, ao lado da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e, o Hemoar, à Rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Os dois órgãos atendem aos candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e, aos sábados, das 8 horas ao meio dia, mas, funcionam 24 horas para processar, examinar e liberar o sangue às maternidades, hospitais e a Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, em Arapiraca e Armando Lages, em Maceió.

Fonte: Assessoria/Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos